Cruzando ciências, escritora busca entender fenômeno da alagoanidade
Livro que será lançado na próxima sexta-feira (15)- procura mostrar que, entre as características bem brasileiras deste nosso chão
Existem características que tornam Alagoas não um exemplo único ou mesmo um caso raro entre os estados, mas a demonstração de que ela faz parte, sim, do Brasil- um país que junta elementos da modernidade e do passado mais distante.
Quem somos nós? Partindo da violência, da cultura e passando pela psicologia social, antropologia e ciências sociais, a escritora Ana Cláudia Laurindo explica as camadas que formam nossa consciência e tenta entender o fenômeno da nossa alagoanidade.
Em "Hibridismo Cultural alagoano: o Barro de Onde Viemos"- livro que será lançado na próxima sexta-feira (15)- procura mostrar que, entre as características bem brasileiras deste nosso chão, está o fato de Alagoas reproduzir as engrenagens de um grande negócio: canaviais feitos sob medida para adoçar a boca do europeu (como no período colonial), movimentos que defendem um neoliberalismo caeté enquanto o tecido social se recupera lentamente dos índices negativos- nossa herança perversa.
Ao mesmo tempo, uma multicultura juntando pretos, índios, holandeses, portugueses, fugitivos da Europa que- forçados a aceitarem os padrões da elite local- reduzem-se a pilares rígidos, europeizados porque o Velho Mundo convencia a todos que era a imagem e semelhança de Deus.
Esse coro dominante de um Estado empresarial vai sendo desmontado nas páginas da escritora. Isto vai além das cifras ou números. Envolve um processo de domínio das consciências e na crença de que os poucos que sustentam os pilares desta terra não são as únicas peças importantes de um grande tabuleiro sócio-político.
Serviço:
Livro: “Hibridismo Cultural alagoano: o barro de onde viemos”
Autora: Ana Cláudia Laurindo
Lançamento: Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Local: Espaço Cultural da praça Sinimbu (antiga reitoria da Ufal, Centro de Maceió)
Hora: 18hs às 22hs
Preço: R$ 35,00
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
