Agentes penitenciários voltam às atividades após encerrarem "operação-padrão"
As visitas dos familiares neste Natal está garantida
Os agentes penitenciários decidiram, na tarde desta quinta-feira (21) encerrar a "operação-padrão" deflagrada há algumas semanas, retomando a normalidade dentro do sistema prisional. A decisão veio após a deliberação de toda a categoria e com a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na sessão extraordinária de quarta-feira (20).Nem Advogados e nem familiares dos presos estavam conseguindo visita-los.
De acordo com Kleyton Anderson, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen), as atividades nas unidades prisionais estão sendo retomadas após a assembleia e, portanto, as visitas dos familiares neste Natal está garantida.
Familiares de presos, no período da operação-padrão, realizaram diversos atos como forma de pressionar o Governo do Estado em busca de uma solução para as demandas da categoria. Os agentes foram contemplados com a implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC). Contudo, eles cobram, ainda, a aplicação do adicional de periculosidade.
Nas últimas semanas, os agentes negaram a existência de "paralisação ou greve", mas, sim, que eles cumpririam apenas o "trabalho seguindo as recomendações de segurança adequadas, que preconizam o efetivo de um agente para cinco reeducandos" - padrão distante o sistema prisional alagoano.