Responsáveis por pichação no viaduto do Farol foram identificados, diz Rui Palmeira
Viaduto José Aprígio Vilela, que passou por revitalização recente, foi pichado mais uma vez
O Viaduto José Aprígio Vilela, no Farol, foi novamente alvo da ação de vândalos. Revitalizado há pouco tempo pela Prefeitura, o espaço voltou a ser pichado esta semana. Está é a segunda vez que a prática criminosa é registrada no mesmo local desde que recebeu a nova pintura, no final do ano passado.
O prefeito Rui Palmeira esteve no local nesta quinta-feira (18), quando falou sobre o trabalho da gestão para coibir o vandalismo em espaços públicos. “É lamentável que a gente ainda se depare com situações assim em nossa cidade. O viaduto foi completamente revitalizado há pouco tempo e agora teremos um novo trabalho, o que representa mais custos. Assim como das outras vezes, registraremos um novo boletim de ocorrência e não vamos permitir que esses vândalos continuem degradando os espaços públicos. Os responsáveis já foram identificados e vamos levar a denúncia à polícia”, disse o prefeito, acompanhado do vice-prefeito Marcelo Palmeira.
O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão responsável pela manutenção dos espaços públicos, Gustavo Acioli Torres acompanhou o trabalho da equipe que fez os reparos na pintura. O secretário destacou que a pichação é uma prática criminosa passível de pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A punição está prevista no Artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais n 9.605 de 1998.
Ainda conforme a Lei, segundo Gustavo Torres, não constitui crime a ocupação dos espaços públicos com arte em grafitagem que tenham o objetivo de valorizar o local. No caso de propriedades privadas, o grafite somente pode ser feito com o consentimento do proprietário. Já em áreas públicas, a arte deve ter a autorização municipal do órgão competente em relação à manutenção e revitalização dos espaços públicos, neste caso a Semds.
“Já fizemos boas parcerias com grafiteiros de Maceió e levamos arte a viadutos e muros, a exemplo do bairro Poço e da Grota da Moenda, que são trabalhos recentes. O que não vamos admitir e tolerar é que os vândalos continuem degradando espaços que nós temos empenhado recursos, tempo e equipes para mantê-los em bom estado para manter a cidade mais bonita”, ressaltou o secretário Gustavo Torres.
O Viaduto José Aprígio Vilela foi adotado no ano passado pela Ibratin, que cedeu a tinta para a revitalização viabilizada, por meio da parceria, pela Semds. Após a ação registrada, a Prefeitura executou os reparos na pichação, mediante o bloqueio parcial da via com sinalização e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
