Pacientes que recebem colírio para tratar glaucoma tem atendimento suspenso em Maceió
A aposentada Josinete dos Santos foi informada que a distribuição foi suspensa por tempo indeterminado.
O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico, relacionada a pressão e pode causar danos irreversíveis aos olhos. O colírio para tratar a doença é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Projeto Glaucoma, mas uma Portaria publicada no Diário Oficial no mês de novembro do ano passado mudou a realidade de quem precisa fazer uso desses medicamentos e não tem condições financeiras para comprar o remédio.
É o caso da aposentada Josinete Maria dos Santos, de 60 anos, que faz uso do colírio desde o ano de 2013, após descobrir durante a realização de um mutirão que tinha a doença e poderia perder a visão.
De acordo Jeamerson Santos, filho da aposentada, na manhã dessa terça-feira (06) a mãe saiu para pegar o medicamento às 04 horas da manhã como de costume. Ainda segundo Jeamerson, o Projeto Glaucoma atende uma demanda muito grande de pessoas cadastradas e por isso os pacientes chegam cedo para pegar ficha e aguardar na fila.
Ao chegar na unidade de saúde, Josinete dos Santos teve uma surpresa. Ela foi avisada por uma funcionária da unidade que a distribuição de colírios para tratamento de glaucoma estava suspensa. Ao questionar sobre a previsão de quando o programa voltaria, a resposta foi mais surpreendente, segundo a aposentada, a mulher avisou que, era por tempo indeterminado.
O Projeto Glaucoma disponibiliza sete tipos de remédio indicados para os tipos de glaucoma. A aposentada usa o travatan e o valor do medicamento pode chegar a mais de 200 reais de acordo com a indicação.
A doença
Existe mais de um tipo de glaucoma e o diagnóstico precoce é imprescindível para o tratamento adequado evitando assim, a perda total da visão. Os tipos mais comuns da doença são Glaucoma Primário de Ângulo Aberto, Glaucoma de Ângulo Fechado, Glaucoma Secundário, Glaucoma Congênito.
O 7Segundos tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para saber o motivo da suspensão na distribuição dos medicamentos, mas não tivemos resposta do órgão.
Veja também
Últimas notícias
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
