Pacientes que recebem colírio para tratar glaucoma tem atendimento suspenso em Maceió
A aposentada Josinete dos Santos foi informada que a distribuição foi suspensa por tempo indeterminado.
O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico, relacionada a pressão e pode causar danos irreversíveis aos olhos. O colírio para tratar a doença é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Projeto Glaucoma, mas uma Portaria publicada no Diário Oficial no mês de novembro do ano passado mudou a realidade de quem precisa fazer uso desses medicamentos e não tem condições financeiras para comprar o remédio.
É o caso da aposentada Josinete Maria dos Santos, de 60 anos, que faz uso do colírio desde o ano de 2013, após descobrir durante a realização de um mutirão que tinha a doença e poderia perder a visão.
De acordo Jeamerson Santos, filho da aposentada, na manhã dessa terça-feira (06) a mãe saiu para pegar o medicamento às 04 horas da manhã como de costume. Ainda segundo Jeamerson, o Projeto Glaucoma atende uma demanda muito grande de pessoas cadastradas e por isso os pacientes chegam cedo para pegar ficha e aguardar na fila.
Ao chegar na unidade de saúde, Josinete dos Santos teve uma surpresa. Ela foi avisada por uma funcionária da unidade que a distribuição de colírios para tratamento de glaucoma estava suspensa. Ao questionar sobre a previsão de quando o programa voltaria, a resposta foi mais surpreendente, segundo a aposentada, a mulher avisou que, era por tempo indeterminado.
O Projeto Glaucoma disponibiliza sete tipos de remédio indicados para os tipos de glaucoma. A aposentada usa o travatan e o valor do medicamento pode chegar a mais de 200 reais de acordo com a indicação.
A doença
Existe mais de um tipo de glaucoma e o diagnóstico precoce é imprescindível para o tratamento adequado evitando assim, a perda total da visão. Os tipos mais comuns da doença são Glaucoma Primário de Ângulo Aberto, Glaucoma de Ângulo Fechado, Glaucoma Secundário, Glaucoma Congênito.
O 7Segundos tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para saber o motivo da suspensão na distribuição dos medicamentos, mas não tivemos resposta do órgão.
Veja também
Últimas notícias
Vídeo mostra médica saindo do carro e atirando contra ex-marido em Arapiraca
Homem é preso após tentar impedir mulher de sair de casa trancando-a no banheiro em Arapiraca
Dois irmãos são presos por estupro coletivo contra uma adolescente em Maceió
Homem tenta fugir de assalto, é baleado e tem moto roubada em Arapiraca
Cavalo atropela e deixa menina de 9 anos em estado grave em Matriz de Camaragibe
Ex-mulher diz que matou médico após ele violar medida protetiva e relata abusos à filha do casal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
