Pacientes que recebem colírio para tratar glaucoma tem atendimento suspenso em Maceió
A aposentada Josinete dos Santos foi informada que a distribuição foi suspensa por tempo indeterminado.

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico, relacionada a pressão e pode causar danos irreversíveis aos olhos. O colírio para tratar a doença é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Projeto Glaucoma, mas uma Portaria publicada no Diário Oficial no mês de novembro do ano passado mudou a realidade de quem precisa fazer uso desses medicamentos e não tem condições financeiras para comprar o remédio.
É o caso da aposentada Josinete Maria dos Santos, de 60 anos, que faz uso do colírio desde o ano de 2013, após descobrir durante a realização de um mutirão que tinha a doença e poderia perder a visão.
De acordo Jeamerson Santos, filho da aposentada, na manhã dessa terça-feira (06) a mãe saiu para pegar o medicamento às 04 horas da manhã como de costume. Ainda segundo Jeamerson, o Projeto Glaucoma atende uma demanda muito grande de pessoas cadastradas e por isso os pacientes chegam cedo para pegar ficha e aguardar na fila.
Ao chegar na unidade de saúde, Josinete dos Santos teve uma surpresa. Ela foi avisada por uma funcionária da unidade que a distribuição de colírios para tratamento de glaucoma estava suspensa. Ao questionar sobre a previsão de quando o programa voltaria, a resposta foi mais surpreendente, segundo a aposentada, a mulher avisou que, era por tempo indeterminado.
O Projeto Glaucoma disponibiliza sete tipos de remédio indicados para os tipos de glaucoma. A aposentada usa o travatan e o valor do medicamento pode chegar a mais de 200 reais de acordo com a indicação.
A doença
Existe mais de um tipo de glaucoma e o diagnóstico precoce é imprescindível para o tratamento adequado evitando assim, a perda total da visão. Os tipos mais comuns da doença são Glaucoma Primário de Ângulo Aberto, Glaucoma de Ângulo Fechado, Glaucoma Secundário, Glaucoma Congênito.
O 7Segundos tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para saber o motivo da suspensão na distribuição dos medicamentos, mas não tivemos resposta do órgão.
Veja também
Últimas notícias

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Crianças que passaram mal em ônibus escolar em Maceió são de escola estadual; veículo apresentou defeito

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió

Jovem suspeito de ter matado amigo de infância é preso em Marechal Deodoro

Janones propõe homenagem a músico de marcha fúnebre para Bolsonaro

Paixão de Cristo: encenação do espetáculo e Via Sacra compõe a programação da Semana Santa em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
