Especialistas em fortificações fazem visita técnica ao Forte Bass
Seminário em Maceió nesta quarta-feira discute a descoberta da fortificação em Porto Calvo

Mesmo com muita chuva, os principais especialistas em fortificações no país e no mundo estiveram nesta terça-feira (20) em Porto Calvo para fazer uma visita técnica ao Forte Bass, localizado às margens do Rio Manguaba, na Ilha do Guedes. A descoberta da fortificação do Período Holandês no Brasil na histórica cidade da região Norte de Alagoas tem atraído a atenção de especialistas da nação e da Holanda. Nesta quarta-feira (21), às 9h da manhã, na Casa do Patrimônio, em Maceió, no Jaraguá haverá o evento: “Discutindo o Forte Bass: História-Arqueologia Restauração”.
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Mário Aloísio, esteve no Forte Bass hoje pela manhã junto com os especialistas em fortificações. Na visita técnica estiveram presentes: o professor holandês Benjamim Teesman, especialista no Período-Holandês no Brasil; o professor Adler Homero, especialista em fortificação e armamento; o coronel Monteiro diretor do Forte Brum - PE; Levyr Pereira, estudioso em cartografia histórica; entre outros.
O professor Marcos Albuquerque liderou os especialistas no local, contou sobre o descobrimento do Forte Bass e está entusiasmado com a descoberta. “Isso aqui tem um potencial gigantesco. Temos uma peça rara que tem que ser passado para a sociedade, que é esse fortim na Ilha do Guedes, aqui em Porto Calvo”, destacou.
O superintendente do Iphan em Alagoas disse que a restauração é apenas o início do grande trabalho que o instituto pretende fazer na histórica cidade da região Norte de Alagoas. Representando o município estiveram presentes, a secretária de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira Silva e a equipe da Secretaria de Comunicação.
A RESTAURAÇÃO
A restauração do forte em terra na Ilha do Guedes, em Porto Calvo começou a ser feita no dia 19 de novembro de 2017 pelo Iphan com arqueólogos da Arqueolog Pesquisas e a previsão é que esta etapa seja concluída nesse primeiro semestre de 2018. De acordo com o estudo, o reduto é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês, a serviço da Companhia das Índias Ocidentais, no século 17.
A REVELAÇÃO
A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015 durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que realizou-se na cidade de Penedo. Desde então o superintendente do Iphan em Alagoas, arquiteto Mario Aloísio, vem ressaltando que o órgão federal pretende restaurar o forte e transformar o local em um parque de visitação arqueológica. O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas.A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Arqueolog Pesquisas.
Últimas notícias

Crédito consignado CLT será liberado pelos canais eletrônicos dos bancos a partir de sexta

Sefaz Alagoas facilita a isenção para beneficiários do IPVA
Terremoto de magnitude 6,2 atinge costa de Istambul na Turquia

Projeto Atletas do Futuro promove evento de combate às drogas na zona rural de Igaci

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Homem morre após bater a cabeça enquanto trabalhava em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
