Especialistas em fortificações fazem visita técnica ao Forte Bass
Seminário em Maceió nesta quarta-feira discute a descoberta da fortificação em Porto Calvo
Mesmo com muita chuva, os principais especialistas em fortificações no país e no mundo estiveram nesta terça-feira (20) em Porto Calvo para fazer uma visita técnica ao Forte Bass, localizado às margens do Rio Manguaba, na Ilha do Guedes. A descoberta da fortificação do Período Holandês no Brasil na histórica cidade da região Norte de Alagoas tem atraído a atenção de especialistas da nação e da Holanda. Nesta quarta-feira (21), às 9h da manhã, na Casa do Patrimônio, em Maceió, no Jaraguá haverá o evento: “Discutindo o Forte Bass: História-Arqueologia Restauração”.
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Mário Aloísio, esteve no Forte Bass hoje pela manhã junto com os especialistas em fortificações. Na visita técnica estiveram presentes: o professor holandês Benjamim Teesman, especialista no Período-Holandês no Brasil; o professor Adler Homero, especialista em fortificação e armamento; o coronel Monteiro diretor do Forte Brum - PE; Levyr Pereira, estudioso em cartografia histórica; entre outros.
O professor Marcos Albuquerque liderou os especialistas no local, contou sobre o descobrimento do Forte Bass e está entusiasmado com a descoberta. “Isso aqui tem um potencial gigantesco. Temos uma peça rara que tem que ser passado para a sociedade, que é esse fortim na Ilha do Guedes, aqui em Porto Calvo”, destacou.
O superintendente do Iphan em Alagoas disse que a restauração é apenas o início do grande trabalho que o instituto pretende fazer na histórica cidade da região Norte de Alagoas. Representando o município estiveram presentes, a secretária de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira Silva e a equipe da Secretaria de Comunicação.
A RESTAURAÇÃO
A restauração do forte em terra na Ilha do Guedes, em Porto Calvo começou a ser feita no dia 19 de novembro de 2017 pelo Iphan com arqueólogos da Arqueolog Pesquisas e a previsão é que esta etapa seja concluída nesse primeiro semestre de 2018. De acordo com o estudo, o reduto é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês, a serviço da Companhia das Índias Ocidentais, no século 17.
A REVELAÇÃO
A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015 durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que realizou-se na cidade de Penedo. Desde então o superintendente do Iphan em Alagoas, arquiteto Mario Aloísio, vem ressaltando que o órgão federal pretende restaurar o forte e transformar o local em um parque de visitação arqueológica. O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas.A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Arqueolog Pesquisas.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
