Escolas do Agreste serão pioneiras em programa de alimentação com agricultores
O vice-governador e Luciano Barbosa esteve reunido, na manhã desta terça-feira (20), com diretores de escolas e gestores da 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), para debater o plano de operacionalização da compra de produtos para a merenda diretamente dos agricultores familiares do Agreste.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Emater-AL, investirá no mínimo 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de produtos do campo, por meio do Programa Novo Mais Educação (PNME).
O termo de adesão já foi assinado e publicado no início deste ano. O plano inicialmente abrangerá 31 escolas da Região Agreste e ligadas à 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere).
O encontro desta terça-feira ocorreu no auditório da Escola Estadual Professora Isaura Antônia Lisboa (Epial), além da presença dos diretores das escolas, também contou com a participação do presidente da Emater/AL, Elizeu Rêgo, representantes da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Cooperativa Cooperal, bem como da nutricionista da Secretaria de Estado da Educação Ana Cristina e da supervisora de Ações Complementares da Escola da Seduc, Rosileide Queiroz.
Na ocasião, o vice-governador e secretário de Educação Luciano Barbosa revelou que pretende iniciar, pela cidade de Arapiraca, a compra dos alimentos vindos da agricultura familiar para a merenda das escolas em Alagoas.
“A região tem uma vocação natural para a agricultura familiar. O governador Renan Filho sabe da importância desse programa para fortalecer a cadeia produtiva, gerar renda no campo e qualificar cada vez mais a merenda dos nossos alunos”, salientou.
Luciano adiantou que será repassado 100% do recurso para a Emater que, em convênio, irá fazer todo o procedimento de aquisição da merenda e distribuição com o incentivo de hábitos saudáveis nas escolas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
