Escolas do Agreste serão pioneiras em programa de alimentação com agricultores

O vice-governador e Luciano Barbosa esteve reunido, na manhã desta terça-feira (20), com diretores de escolas e gestores da 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), para debater o plano de operacionalização da compra de produtos para a merenda diretamente dos agricultores familiares do Agreste.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Emater-AL, investirá no mínimo 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de produtos do campo, por meio do Programa Novo Mais Educação (PNME).
O termo de adesão já foi assinado e publicado no início deste ano. O plano inicialmente abrangerá 31 escolas da Região Agreste e ligadas à 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere).
O encontro desta terça-feira ocorreu no auditório da Escola Estadual Professora Isaura Antônia Lisboa (Epial), além da presença dos diretores das escolas, também contou com a participação do presidente da Emater/AL, Elizeu Rêgo, representantes da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Cooperativa Cooperal, bem como da nutricionista da Secretaria de Estado da Educação Ana Cristina e da supervisora de Ações Complementares da Escola da Seduc, Rosileide Queiroz.
Na ocasião, o vice-governador e secretário de Educação Luciano Barbosa revelou que pretende iniciar, pela cidade de Arapiraca, a compra dos alimentos vindos da agricultura familiar para a merenda das escolas em Alagoas.
“A região tem uma vocação natural para a agricultura familiar. O governador Renan Filho sabe da importância desse programa para fortalecer a cadeia produtiva, gerar renda no campo e qualificar cada vez mais a merenda dos nossos alunos”, salientou.
Luciano adiantou que será repassado 100% do recurso para a Emater que, em convênio, irá fazer todo o procedimento de aquisição da merenda e distribuição com o incentivo de hábitos saudáveis nas escolas.
Veja também
Últimas notícias

Promessa da natação, adolescente fica paraplégico após acidente em competição na Argentina

Lula diz que vai a enterro de Mujica: ‘Espera que a carne se vá, mas as ideias fiquem’

Novo tipo de golpe com IA usa sua voz e dados contra você

Mais um policial militar reformado é baleado em Maceió; buscas pelo suspeito continuam

Rodrigo Cunha: duplicação da Durval de G. Monteiro deve reduzir em até 50% tempo de deslocamento entre o Ibama e o Viaduto da PRF

Os jovens pedem conselhos de vida ao ChatGPT, diz Sam Altman
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
