Educação

Secretário da educação se reúne com professores da Zona da Mata

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 12/10/2017 14h02
Secretário da educação se reúne com professores da Zona da Mata
O secretário ressaltou o compromisso dos servidores públicos que compõem o ensino da rede pública, seja do municipal ou estadual - Foto: Valdir Rocha /Agência Alagoas

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, se reuniu, nesta quarta-feira (11), com diretores, professores, articuladores de ensino e secretários municipais da Zona da Mata, para discutir as ações do Programa Escola 10. O encontro aconteceu no auditório da Escola Estadual Elza Soares Cavalcante, em Quebrangulo.

Durante o encontro o público presente pode assistir apresentações culturais, realizadas pelo grupo Nega da Costa Mirim (Quebrangulo), a peça e o canto da Escola Municipal Novo Horizonte (Palmeira dos Índios) e a poesia da estudante Josefa de Oliveira Silva da Escola Estadual Marques da Silva (Belém).

Na parte pedagógica, banners e cartazes foram expostos com as projeções para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, além de palestras do professor da Universidade Federal de Alagoas, Ciro Bezerra; e do professor de Educação Física da Escola Elza Soares, Bruno Nonato.

O secretário Luciano Barbosa ressaltou o compromisso dos servidores públicos que compõem o ensino da rede pública, seja do municipal ou estadual. "Eu estou muito feliz por que por onde eu passo, eu vejo o compromisso de cada um de vocês com a educação. Estou muito esperançoso e tenho certeza que daremos continuidade a esse trabalho de cooperação", afirma o titular da pasta estadual da Educação.

Dedicação – Inspirando as crianças por onde passa, Vandelucia Vieira dos Santos , professora das turmas dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Novo Horizonte encantou os presentes na reunião ao conduzir com maestria as crianças que, entre um movimento e outro, arrancavam aplausos do público presente com a execução da música “Todos por um IDEB de excelência”.

Ela conta que a ideia de produzir a música “Todos por um IDEB de excelência”, surgiu para chamar a atenção da população. “Fiz algo para chamar a atenção de todos, mostrando a inclusão e socialização que o Escola 10 está proporcionando entre as redes públicas", conta Vandelucia.

A secretária municipal de Educação de Palmeira dos Índios, Alcineide Nascimento, relatou as ações que estão sendo realizadas. "O programa está sendo de suma importância, pois motiva aos alunos e professores. Estamos realizando formações continuadas com os educadores, simulados, aulões e a Provinha Palmeira, que traz a realidade da Prova Brasil aos nossos estudantes", diz a secretária Alcineide.

Práticas exitosas - Em Quebrangulo, outro exemplo de sucesso veio do educador físico Bruno Nonato, da Escola Elza Soares, que explicou como utiliza o esporte para combater a evasão escolar por meio do projeto "Vôlei do Futuro.

"Atendemos cerca de 200 crianças da rede pública há quase quatro anos. Para participar, os jovens têm que estar matriculados em alguma escola. Eles só continuam no programa se estiverem com a nota boa frequentando a aula. Quanto mais ações criadas em benefício dos alunos, mais eles vão se sentir inclusos", relata Nonato.

Beneficiada pela dedicação e envolvimento dos professores, Josefa de Oliveira Silva, escreveu e recitou um poema. "Alagoas tem muita cultura que não é reconhecida e não é abordada com frequência", informa a estudante, que criou o hábito de escrever após o incentivo da professora.