Campeã olímpica Rafaela Silva é vítima de racismo por militares e desabafa: “Descobri que preto não pode andar de táxi agora”
A judoca estava indo para casa em um táxi quando foi abordada
A campeã olímpica Rafaela Silva usou o Twitter e o Instagram para reclamar de um caso de preconceito sofrido por ela, na tarde desta quinta-feira (22/2), no Rio de Janeiro. Segundo a judoca, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, há dois anos, ela estava em um táxi, na Avenida Brasil, quando policiais pediram para o motorista parar.
Nas duas contas, ela narrou uma abordagem policial ao se deslocar do aeroporto para a casa dela, em Jacarepaguá. No Twitter, ela pergunta: “Esse preconceito vai até aonde?”. No Instagram, em um vídeo, ela ironiza: “Descobri que preto não pode andar de táxi agora”.
Rafaela narra que chegava ao Rio de Janeiro e se dirigia para casa em um táxi. Durante o percurso, na Avenida Brasil, o carro foi abordado por uma viatura da polícia — segundo ela, eles não estavam “com uma cara muito simpática”. De acordo com a judoca, pediram para o taxista encostar o veículo, o chamaram separadamente e um policial armado pediu que ela saísse.
Então, perguntou onde ela trabalhava. “Eu respondi: não trabalho, sou atleta! Na mesma hora, ele olhou pra minha cara e falou: 'Você é aquela atleta da Olimpíada, né? Eu disse que sim e ele perguntou: 'Mora onde?' Eu falei que era em Jacarepaguá e estava tentando chegar em casa.”
A campeã olímpica relatou que o taxista confirmou que a havia recebido no aeroporto, ao que os policiais responderam que tudo bem. “Achei que tinha pego na favela”, teria dito um deles. “Isso tudo no meio da Avenida Brasil e todo mundo me olhando, achando que a polícia tinha pego um bandido, mas era apenas eu, tentando chegar em casa”, escreveu a atleta.

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
