Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em Maceió
A ação foi realizada após denúncia à Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e Centro de Controle de Zoonoses.
Após denúncias de maus-tratos, a Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e o Centro de Controle de Zoonoses realizaram, na manhã desta segunda-feira (26), o resgate de 17 cavalos em situação de risco. O fato foi registrado nas proximidades do Centro de Zoonoses, no bairro Cidade Universitária.
De acordo com a presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, Rosana Jambo, foi através de denúncias que eles chegaram as baias clandestinas e constataram diversas irregularidades. Ao todo, foram encontrados 17 cavalos, vítimas de maus-tratos. Os animais eram explorados em trabalhos de tração e reincidentes suspeitos de zoonoses.
Ainda de acordo com Rosana Jambo, uma das proprietárias de um cavalo, pediu que eles não levassem o animal, que servia de sustento para essa família, mas testemunhas relataram que o marido dela, quando ingeria bebida alcoólica, costumava açoitar o equino. Ainda segundo informações, os açoites ocorriam com frequência.
A presidente conta que recebeu várias denúncias e depois de um período investigando, eles foram até o local. Ela explica que além desses animais, outros morreram antes do socorro chegar, devido ao trabalho forçado a exaustão e processos anteriores acerca dos proprietários e suas práticas.
Alguns dos animais encontrados haviam acabado de chegar, estavam em local inapropriado sem água, comida ou coberta para se proteger de sol e chuva. “Os animais estavam sendo mantidos nestas condições porque seriam negociados e vendidos a baixo custo, inclusive doentes” relata.
Segundo Rosana, “vários deles tinham marcas no corpo provenientes de açoites ou cortes. Alguns tinham patas feridas, carrapatos, outros extremamente magros e todos estavam em situação precária” completa.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Zoonoses para avaliação de veterinários e realizarão vários exames. Os que estiverem saudáveis e sem sinais de maus-tratos serão devolvidos aos respectivos donos, já os que não estiverem bem de saúde, serão cuidados e doados. Todas as baias foram destruídas.
Além da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participaram da ação, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Rádio Patrulha (RP), Guarda Civil Municipal e Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).
Veja também
Últimas notícias
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
