Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em Maceió
A ação foi realizada após denúncia à Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e Centro de Controle de Zoonoses.
Após denúncias de maus-tratos, a Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e o Centro de Controle de Zoonoses realizaram, na manhã desta segunda-feira (26), o resgate de 17 cavalos em situação de risco. O fato foi registrado nas proximidades do Centro de Zoonoses, no bairro Cidade Universitária.
De acordo com a presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, Rosana Jambo, foi através de denúncias que eles chegaram as baias clandestinas e constataram diversas irregularidades. Ao todo, foram encontrados 17 cavalos, vítimas de maus-tratos. Os animais eram explorados em trabalhos de tração e reincidentes suspeitos de zoonoses.
Ainda de acordo com Rosana Jambo, uma das proprietárias de um cavalo, pediu que eles não levassem o animal, que servia de sustento para essa família, mas testemunhas relataram que o marido dela, quando ingeria bebida alcoólica, costumava açoitar o equino. Ainda segundo informações, os açoites ocorriam com frequência.
A presidente conta que recebeu várias denúncias e depois de um período investigando, eles foram até o local. Ela explica que além desses animais, outros morreram antes do socorro chegar, devido ao trabalho forçado a exaustão e processos anteriores acerca dos proprietários e suas práticas.
Alguns dos animais encontrados haviam acabado de chegar, estavam em local inapropriado sem água, comida ou coberta para se proteger de sol e chuva. “Os animais estavam sendo mantidos nestas condições porque seriam negociados e vendidos a baixo custo, inclusive doentes” relata.
Segundo Rosana, “vários deles tinham marcas no corpo provenientes de açoites ou cortes. Alguns tinham patas feridas, carrapatos, outros extremamente magros e todos estavam em situação precária” completa.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Zoonoses para avaliação de veterinários e realizarão vários exames. Os que estiverem saudáveis e sem sinais de maus-tratos serão devolvidos aos respectivos donos, já os que não estiverem bem de saúde, serão cuidados e doados. Todas as baias foram destruídas.
Além da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participaram da ação, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Rádio Patrulha (RP), Guarda Civil Municipal e Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
