Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em Maceió
A ação foi realizada após denúncia à Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e Centro de Controle de Zoonoses.

Após denúncias de maus-tratos, a Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e o Centro de Controle de Zoonoses realizaram, na manhã desta segunda-feira (26), o resgate de 17 cavalos em situação de risco. O fato foi registrado nas proximidades do Centro de Zoonoses, no bairro Cidade Universitária.
De acordo com a presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, Rosana Jambo, foi através de denúncias que eles chegaram as baias clandestinas e constataram diversas irregularidades. Ao todo, foram encontrados 17 cavalos, vítimas de maus-tratos. Os animais eram explorados em trabalhos de tração e reincidentes suspeitos de zoonoses.
Ainda de acordo com Rosana Jambo, uma das proprietárias de um cavalo, pediu que eles não levassem o animal, que servia de sustento para essa família, mas testemunhas relataram que o marido dela, quando ingeria bebida alcoólica, costumava açoitar o equino. Ainda segundo informações, os açoites ocorriam com frequência.
A presidente conta que recebeu várias denúncias e depois de um período investigando, eles foram até o local. Ela explica que além desses animais, outros morreram antes do socorro chegar, devido ao trabalho forçado a exaustão e processos anteriores acerca dos proprietários e suas práticas.
Alguns dos animais encontrados haviam acabado de chegar, estavam em local inapropriado sem água, comida ou coberta para se proteger de sol e chuva. “Os animais estavam sendo mantidos nestas condições porque seriam negociados e vendidos a baixo custo, inclusive doentes” relata.
Segundo Rosana, “vários deles tinham marcas no corpo provenientes de açoites ou cortes. Alguns tinham patas feridas, carrapatos, outros extremamente magros e todos estavam em situação precária” completa.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Zoonoses para avaliação de veterinários e realizarão vários exames. Os que estiverem saudáveis e sem sinais de maus-tratos serão devolvidos aos respectivos donos, já os que não estiverem bem de saúde, serão cuidados e doados. Todas as baias foram destruídas.
Além da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participaram da ação, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Rádio Patrulha (RP), Guarda Civil Municipal e Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).
Veja também
Últimas notícias

Vaticano cita rito de fechamento do caixão do Papa Francisco e próximos passos do velório e sepultamento

Hospital da Criança explica riscos que a meningite causa aos pequenos

Homem condenado por estuprar filho de oito anos e filha de dez é preso em Arapiraca

Destino AL recebe cerca de 200 mil visitantes na temporada de cruzeiros 24/25, a maior da história

Collor é o 3º ex-presidente preso desde a redemocratização; relembre casos

Após operação da PF, vereador Siderlane Mendonça fala em perseguição: ‘Não sei do que se trata’
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
