Auditoria Fiscal do Trabalho lavra 10 autos de infração em obra no Centro
Segundo Sabino, na escavação não tinha sinalização de advertência e barreira de isolamento em seu perímetro
A Auditoria Fiscal do Trabalho, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, interditou esta semana, mais uma obra devido a irregularidades nos andaimes e na escavação. Desta vez foi a construção de uma loja no Centro de Maceió. Dez autos de infração foram lavrados pelo auditor fiscal do Trabalho, Alexandre Sabino.
Segundo Sabino, na escavação não tinha sinalização de advertência e barreira de isolamento em seu perímetro, também não disponibilizava escadas ou rampas próximas aos postos de trabalho. “Estas foram algumas das irregularidades que encontramos na obra. A construtora também não construiu escadas de uso coletivo e rampas e passarelas para a circulação dos funcionários e materiais”, informou.
Ainda de acordo com Alexandre Sabino, para solucionar a questão das escavações, a construtora terá que adotar as seguintes medidas: garantir que a área seja isolada; dotar a escavação de escada de acesso; depositar o material retirado da escavação a uma distância de, pelo menos, metade da profundidade medida a partir da borda; dotar as escavações de passarelas que tenham largura mínima de 60 cm e proteger as pontas verticais dos vergalhões de aço presentes no interior das escavações.
Outro ponto que levou a interdição da obra foram os andaimes. Alexandre Sabino elencou os seguintes problemas: utilizar andaime sem piso de trabalho de forração completa, e/ou antiderrapante, e/ou nivelado, e/ou fixado, e/ou travado de modo seguro e/ou resistente; deixar de dotar andaime tubular de acesso por meio de escada incorporada à sua estrutura; deixar de dotar o andaime de sistema de guarda-corpo e rodapé, em todo o perímetro; utilizar andaime que não seja dimensionado e construído de modo a suportar com segurança as cargas de trabalho a que está sujeito.
Alexandre Sabino disse ainda que entre as medidas de proteção a serem adotadas estão a garantia que o piso de trabalho dos andaimes tenha forração completa; montar os andaimes de modo a suportar com segurança as cargas de trabalho a que estão sujeitos; dotar o poso de trabalho dos andaimes de guarda-corpo e rodapé e garantir que os andaimes tenham escada de acesso ao posto de trabalho incorporada à sua estrutura.
A construtora está proibida de desempenhar qualquer atividade com os andaimes e de realizar qualquer trabalho nas escavações até que nova fiscalização seja realizada e sejam constatadas as adequações solicitadas.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
