Conselho de Direitos LGBT realiza eleição de membros
O resultado da eleição será no dia 27 de março
Representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT – (CMDC/LGBT) – reuniram-se nesta terça-feira (20) para eleger seus representantes para o biênio 2018-2020. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Participaram da votação representantes de Organizações da Sociedade Civil que desenvolvem ações de defesa dos direitos e da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Transgêneros e demais identidades de gênero e sexual especificada na sigla LGBT, em qualquer segmento das atividades humanas, comprovadamente sem fins lucrativos e que desenvolvem suas atividades em Maceió.
Concorreram às vagas a ABL, ACTTRANS, afinidades GLSTAL, ASTTAL, Codebentes, Construção Jovem, CMP, Famecal, Grupo Gay de Maceió e Pró-Vida. Serão eleitas para compor o Conselho como titulares as sete entidades mais votadas, ficando as demais entidades na condição de suplentes.
A representante da instituição Pró-Vida, Fabíola Silva, falou sobre a importância da eleição. “O conselho é o canal de diálogo para a formulação de políticas públicas. Essa eleição de forma democrática empodera o movimento social e une o Conselho com a sociedade civil, fortalecendo a luta pelos direitos LGBT contra o preconceito e a intolerância”, ressaltou Fabíola.
De acordo com o coordenador de Política para a Diversidade Sexual da Semas, Roberto Junior, esse é o segundo mandato do Conselho LGBT. “É muito importante a participação das Organizações da Sociedade Civil junto ao controle social do Município. Essa é a primeira vez que o Conselho será composto paritariamente com relação à identidade de gênero e identidade sexual. Teremos a representação de gays, lésbicas, travestis e transexuais”, explicou Roberto.
O resultado da eleição será no dia 27 de março. A posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 10 de abril de 2018. O Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT tem caráter paritário e deliberativo e é vinculado à Coordenação de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O CMCD/LGBT tem por finalidade a formulação e a construção de diretrizes e políticas públicas, em âmbito municipal, voltadas para a defesa dos direitos do seu público-alvo. O órgão também fiscaliza e cobra o cumprimento da legislação asseguratória dos direitos da cidadania LGBT.
Veja também
Últimas notícias
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
