Conselho de Direitos LGBT realiza eleição de membros
O resultado da eleição será no dia 27 de março
Representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT – (CMDC/LGBT) – reuniram-se nesta terça-feira (20) para eleger seus representantes para o biênio 2018-2020. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Participaram da votação representantes de Organizações da Sociedade Civil que desenvolvem ações de defesa dos direitos e da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Transgêneros e demais identidades de gênero e sexual especificada na sigla LGBT, em qualquer segmento das atividades humanas, comprovadamente sem fins lucrativos e que desenvolvem suas atividades em Maceió.
Concorreram às vagas a ABL, ACTTRANS, afinidades GLSTAL, ASTTAL, Codebentes, Construção Jovem, CMP, Famecal, Grupo Gay de Maceió e Pró-Vida. Serão eleitas para compor o Conselho como titulares as sete entidades mais votadas, ficando as demais entidades na condição de suplentes.
A representante da instituição Pró-Vida, Fabíola Silva, falou sobre a importância da eleição. “O conselho é o canal de diálogo para a formulação de políticas públicas. Essa eleição de forma democrática empodera o movimento social e une o Conselho com a sociedade civil, fortalecendo a luta pelos direitos LGBT contra o preconceito e a intolerância”, ressaltou Fabíola.
De acordo com o coordenador de Política para a Diversidade Sexual da Semas, Roberto Junior, esse é o segundo mandato do Conselho LGBT. “É muito importante a participação das Organizações da Sociedade Civil junto ao controle social do Município. Essa é a primeira vez que o Conselho será composto paritariamente com relação à identidade de gênero e identidade sexual. Teremos a representação de gays, lésbicas, travestis e transexuais”, explicou Roberto.
O resultado da eleição será no dia 27 de março. A posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 10 de abril de 2018. O Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT tem caráter paritário e deliberativo e é vinculado à Coordenação de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O CMCD/LGBT tem por finalidade a formulação e a construção de diretrizes e políticas públicas, em âmbito municipal, voltadas para a defesa dos direitos do seu público-alvo. O órgão também fiscaliza e cobra o cumprimento da legislação asseguratória dos direitos da cidadania LGBT.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
