Iniciativa sustentável acaba com descarte irregular em comunidades de Maceió
Projeto possibilita que no espaço em que antes se via lixo, a comunidade cultive frutas, legumes e verduras

Em Maceió, áreas que sofriam com o descarte irregular de lixo passaram a ganhar novas formas de utilização a partir de uma iniciativa da Prefeitura em parceria com as comunidades. São as hortas e pomares urbanos, que começaram discretamente no bairro Benedito Bentes, na parte alta da cidade, e estão sendo implantadas em outras partes da capital.
O projeto possibilita que no espaço em que antes se via lixo, a comunidade cultive frutas, legumes e verduras para o consumo dos próprios moradores. Atualmente, existem quatro hortas urbanas: no Conjunto Nascente do Sol, no Benedito Bentes; no Conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes; na Grota da Moenda, na Pitanguinha e no bairro Santa Lúcia.
Já os pomares, são três, sendo um no bairro Jatiúca, um no Conjunto Santa Maria e outro na Grota da Moenda. De acordo com a Prefeitura, as próximas três áreas a receber o projeto das hortas e dos pomares serão o Conjunto Denisson Menezes, no Benedito Bentes; o Bom Parto e o Santo Eduardo.
O projeto das hortas urbanas foi criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). Segundo o titular da pasta, Gustavo Acioli Torres, a iniciativa foi criada para incentivar a educação ambiental.
“A ideia é promover, com criatividade, ações de educação ambiental e arborização na cidade de Maceió. São projetos de baixo custo, mas com um impacto muito grande para os moradores locais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Torres.
O projeto piloto foi lançado em junho de 2017, no Benedito Bentes, com a primeira horta urbana de Maceió. Para o cultivo das hortaliças e vegetais, foram estruturados canteiros com a utilização de bambus e garrafas para comportar o adubo e as mudas que são plantadas pelos próprios moradores. A horta do Nascente do Sol cultiva alface, tomate, pimentão, coentro, salsa, couve-flor, berinjela e repolho. Para proteger a área, a equipe da Semds montou uma cerca de bambus, que serve como base para a chamada cerca viva, com o plantio de plantas frutíferas. No mesmo espaço, uma área também abriga a compostagem orgânica e caseira.
A horta urbana segue o princípio da agricultura familiar, sem a utilização de agrotóxicos ou adubo industrial, para garantir a qualidade do alimento cultivado.
No Conjunto Santa Maria, no espaço em que antes se via lixo, a realidade hoje é outra. Tomate, pimenta, feijão, alface e outras hortaliças tomaram conta de uma parte da praça central. Quase seis meses após a entrega da horta e do pomar, a colheita agora garante alimentos aos moradores, que mostram satisfação em cuidar do espaço, principalmente por ter dado fim à pratica do descarte irregular de resíduos.
“Além de promover a sustentabilidade e conscientizar a população sobre a necessidade da sua intervenção para cuidar do meio ambiente, também recuperamos espaços que estavam completamente degradados por conta do descarte de lixo. Com benefícios ambientais e à alimentação, a horta em modalidade comunitária e no centro urbano é realidade em outras grandes cidades e a experiência em Maceió tem sido bastante exitosa, contando com a adesão da população”, complementou Gustavo Torres.
Capacitação
Tanto para os pomares quantos para as hortas, antes da implantação, a Prefeitura promove oficinas de capacitação com as comunidades. A Semds capacita os moradores com oficinas de horta e compostagem para que aprendam sobre o plantio e manuseio. A capacitação é uma das etapas primordiais de implantação da horta e do pomar, para que os vegetais sejam cultivados de maneira adequada até que chegue o período da colheita.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
