Política

Câmara homenageia “in memorian” Benedito Bentes pelo centenário de nascimento

Por Câmara Municipal de Maceió 25/04/2018 11h11
Câmara homenageia “in memorian” Benedito Bentes pelo centenário de nascimento
Benedito Bentes - Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Maceió homenageia nesta sexta-feira (27), in memorian, o empresário Benedito Bentes, que dá nome a um dos maiores e mais populosos bairros da capital. Familiares dele vão receber a comenda Desembargador Mário Guimarães, durante sessão Solene que acontecerá no Plenário da Casa, a partir das 10h. Se estivesse vivo, Benedito Bentes estaria completando cem anos de vida no próximo domingo (29). A honraria foi proposta pelos vereadores Kelmann Vieira (PSDB), José Márcio Filho (PSDB) e Silvanio Barbosa (MDB) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

Natural de Manaus, Benedito Geraldo do Vale Bentes, foi um dos maiores empresários do ramo automobilístico de Maceió. Deu sua contribuição também à vida pública ocupando o cargo de presidente da extinta Ceal (hoje Eletrobrás Distribuição Alagoas), e também como secretário estadual de Viação. Bacharel em Direito, ele foi presidente da Federação do Comércio e do Sesc/Senac. O empresário tornou-se Cidadão Honorário de Maceió na década de 60.

“Benedito Bentes foi um grande empreendedor, um homem à frente do seu tempo pela visão que tinha de mundo. Também passou pela vida pública de forma bastante produtiva.  Vamos homenageá-lo, com justiça, com a entrega da Comenda Mário Guimarães, pela passagem de seu centenário de nascimento. Fico muito lisonjeado em poder prestar um reconhecimento e homenagem a uma das personalidades tão importantes da história de Maceió e que é pouco conhecida pelas novas gerações”, declarou o presidente da Câmara, Kelmann Vieira.

Para um dos netos de Benedito Bentes, Thiago Bentes, empresário também do ramo automobilístico, o avô tinha como suas grandes características ser um homem agregador. “Quem conhece a história do meu avô, sempre lembra que a casa dele era repleta de políticos, independente do partido e da corrente ideológica, além de pessoas comuns. Ele era assim, agregador. Como presidente da antiga Ceal levou energia elétrica a todos os 102 municípios. Teve cinco filhos, um já falecido, e netos. A homenagem é justa e agradeço a Câmara de Vereadores pela lembrança”, destacou, lembrando que Benedito Bentes faleceu em 1974.

A Comenda Desembargador Mário Guimarães é conferida a personalidades que prestaram ou prestam relevantes serviços pelo desenvolvimento de Maceió.