“A política de saúde pública no Brasil é bastante falha”, afirma Francisco Tenório
Anúncio do deputado foi feito em audiência pública, na ALE, na manhã desta terça (8)
O deputado estadual Francisco Tenório (PMN), também presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Casa, participou de uma audiência pública para debater a prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), referentes ao 3º quadrimestre de 2017. O encontro aconteceu, na manhã desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), em Maceió.
Em entrevista ao 7Segundos, o deputado revelou a importância da audiência, uma vez que a legislação determina que os gestores do SUS prestem contas em audiência pública a cada quatro meses do ano.
“Fazemos uma avaliação do que foi gasto, de como foi gasto e o planejamento de como vão ser efetuadas as políticas de saúde pública para os próximos quatro meses. Esse é o papel do legislativo no tocante em obediência à lei”, disse.
A prestação de contas é uma exigência legal, estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995 e pela Lei Complementar 141/2012, a qual determina que os gestores da pasta da saúde - nas unidades federativas -, deverão, a cada quatro meses, prestar contas de suas atividades em audiências públicas realizadas nas respectivas Casas Legislativas. “Estamos convocando a Secretaria de Saúde Pública e a Reitoria da Uncisal para que prestem conta de suas ações e de seus planejamentos”, frisou Tenório.
“A política de saúde pública no Brasil é bastante falha. Em Alagoas temos dificuldades maiores. O governador tem se esforçado no sentido de minimizar o sofrimento da população, tem procurado investir na saúde públcia, mas mesmo assim nós estamos vivendo um momento de dificuldades na saúde pública de Alagoas”, revelou o deputado.
Estiveram presentes na audiência representantes da Sesau, do MPE, do Conselho Estadual de Saúde e demais conselhos representativos do setor. Além de Francisco Tenório, fazem parte da comissão, os deputados Tarcizo Freire (Progressista), Jó Pereira (MDB), Ricardo Nezinho (MDB) e Léo Loureiro (Progressista).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
