“A política de saúde pública no Brasil é bastante falha”, afirma Francisco Tenório
Anúncio do deputado foi feito em audiência pública, na ALE, na manhã desta terça (8)
O deputado estadual Francisco Tenório (PMN), também presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Casa, participou de uma audiência pública para debater a prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), referentes ao 3º quadrimestre de 2017. O encontro aconteceu, na manhã desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), em Maceió.
Em entrevista ao 7Segundos, o deputado revelou a importância da audiência, uma vez que a legislação determina que os gestores do SUS prestem contas em audiência pública a cada quatro meses do ano.
“Fazemos uma avaliação do que foi gasto, de como foi gasto e o planejamento de como vão ser efetuadas as políticas de saúde pública para os próximos quatro meses. Esse é o papel do legislativo no tocante em obediência à lei”, disse.
A prestação de contas é uma exigência legal, estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995 e pela Lei Complementar 141/2012, a qual determina que os gestores da pasta da saúde - nas unidades federativas -, deverão, a cada quatro meses, prestar contas de suas atividades em audiências públicas realizadas nas respectivas Casas Legislativas. “Estamos convocando a Secretaria de Saúde Pública e a Reitoria da Uncisal para que prestem conta de suas ações e de seus planejamentos”, frisou Tenório.
“A política de saúde pública no Brasil é bastante falha. Em Alagoas temos dificuldades maiores. O governador tem se esforçado no sentido de minimizar o sofrimento da população, tem procurado investir na saúde públcia, mas mesmo assim nós estamos vivendo um momento de dificuldades na saúde pública de Alagoas”, revelou o deputado.
Estiveram presentes na audiência representantes da Sesau, do MPE, do Conselho Estadual de Saúde e demais conselhos representativos do setor. Além de Francisco Tenório, fazem parte da comissão, os deputados Tarcizo Freire (Progressista), Jó Pereira (MDB), Ricardo Nezinho (MDB) e Léo Loureiro (Progressista).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
