“A política de saúde pública no Brasil é bastante falha”, afirma Francisco Tenório
Anúncio do deputado foi feito em audiência pública, na ALE, na manhã desta terça (8)
O deputado estadual Francisco Tenório (PMN), também presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Casa, participou de uma audiência pública para debater a prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), referentes ao 3º quadrimestre de 2017. O encontro aconteceu, na manhã desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), em Maceió.
Em entrevista ao 7Segundos, o deputado revelou a importância da audiência, uma vez que a legislação determina que os gestores do SUS prestem contas em audiência pública a cada quatro meses do ano.
“Fazemos uma avaliação do que foi gasto, de como foi gasto e o planejamento de como vão ser efetuadas as políticas de saúde pública para os próximos quatro meses. Esse é o papel do legislativo no tocante em obediência à lei”, disse.
A prestação de contas é uma exigência legal, estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995 e pela Lei Complementar 141/2012, a qual determina que os gestores da pasta da saúde - nas unidades federativas -, deverão, a cada quatro meses, prestar contas de suas atividades em audiências públicas realizadas nas respectivas Casas Legislativas. “Estamos convocando a Secretaria de Saúde Pública e a Reitoria da Uncisal para que prestem conta de suas ações e de seus planejamentos”, frisou Tenório.
“A política de saúde pública no Brasil é bastante falha. Em Alagoas temos dificuldades maiores. O governador tem se esforçado no sentido de minimizar o sofrimento da população, tem procurado investir na saúde públcia, mas mesmo assim nós estamos vivendo um momento de dificuldades na saúde pública de Alagoas”, revelou o deputado.
Estiveram presentes na audiência representantes da Sesau, do MPE, do Conselho Estadual de Saúde e demais conselhos representativos do setor. Além de Francisco Tenório, fazem parte da comissão, os deputados Tarcizo Freire (Progressista), Jó Pereira (MDB), Ricardo Nezinho (MDB) e Léo Loureiro (Progressista).
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
