Animais inaptos a retornar à natureza são enviados à Paraíba por equipes do IMA e Ibama
As 13 espécimes foram destinadas a um zoológico em João Pessoa capacitado para atender as necessidades dos bichos
Todos os dias dezenas de animais chegam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para tratamento após serem vítimas do tráfico. Apesar do esforço contínuo de técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), órgãos gestores do Centro, alguns destes animais não alcançam aptidão para retorno à natureza.
Na última terça-feira (15), uma ação conjunta entre os órgãos encaminhou 13 animais impossibilitados de reintrodução no seu habitat natural para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara-Bica em João Pessoa, Paraíba.
Segundo Epitácio Correia, gerente de fauna, flora e unidades de conservação, o local foi escolhido por ser o zoológico dentre as possibilidades com melhor estrutura e equipe para receber os animais.
“Os zoológicos são categorias de empreendimentos de fauna que obrigatoriamente devem passar por licenciamento ambiental e possuir autorização de manejo para as espécies em questão”, afirma Epitácio Correia, gerente de fauna, flora e unidades de conservação do IMA.
Correia explica que o processo de licenciamento é importante para garantir as condições necessárias para a manutenção dos animais. Em Alagoas os empreendimentos utilizadores de fauna seguem as diretrizes da Lei Estadual n 7.841/16.
Ao todo foram sete espécies encaminhadas: um Papagaio-da-várzea (Amazona festiva), dois periquitões-de-bando (Psittacara leucophtalmus), quatro papagaios-verdadeiro (Amazona aestiva), dois papagaios-galego (Alipiopsitta xanthops), uma arara-azul- grande (Anodorhynchus hyacinthinus), dois atobás (Sula dactylatra) e um macaco-prego-galego (Sapajus flavius).
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
