Animais inaptos a retornar à natureza são enviados à Paraíba por equipes do IMA e Ibama
As 13 espécimes foram destinadas a um zoológico em João Pessoa capacitado para atender as necessidades dos bichos
Todos os dias dezenas de animais chegam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para tratamento após serem vítimas do tráfico. Apesar do esforço contínuo de técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), órgãos gestores do Centro, alguns destes animais não alcançam aptidão para retorno à natureza.
Na última terça-feira (15), uma ação conjunta entre os órgãos encaminhou 13 animais impossibilitados de reintrodução no seu habitat natural para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara-Bica em João Pessoa, Paraíba.
Segundo Epitácio Correia, gerente de fauna, flora e unidades de conservação, o local foi escolhido por ser o zoológico dentre as possibilidades com melhor estrutura e equipe para receber os animais.
“Os zoológicos são categorias de empreendimentos de fauna que obrigatoriamente devem passar por licenciamento ambiental e possuir autorização de manejo para as espécies em questão”, afirma Epitácio Correia, gerente de fauna, flora e unidades de conservação do IMA.
Correia explica que o processo de licenciamento é importante para garantir as condições necessárias para a manutenção dos animais. Em Alagoas os empreendimentos utilizadores de fauna seguem as diretrizes da Lei Estadual n 7.841/16.
Ao todo foram sete espécies encaminhadas: um Papagaio-da-várzea (Amazona festiva), dois periquitões-de-bando (Psittacara leucophtalmus), quatro papagaios-verdadeiro (Amazona aestiva), dois papagaios-galego (Alipiopsitta xanthops), uma arara-azul- grande (Anodorhynchus hyacinthinus), dois atobás (Sula dactylatra) e um macaco-prego-galego (Sapajus flavius).
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
