Cinco pessoas morrem no trânsito a cada hora no Brasil
Bem Estar mostra como é comprovadamente possível zerar as mortes no trânsito mudando o comportamento e o cenário das cidades.

No ano passado, 1.150 acidentes foram registrados no feriado de Corpus Christi - 74 pessoas morreram e 941 foram autuadas por dirigirem embriagadas, um aumento de 32% em relação a 2016. Mas como reverter esse quadro? Quem fala sobre o assunto nesta sexta-feira (1), é a diretora de Promoção de Saúde do Ministério da Saúde, Fátima Marinho.
É comprovadamente possível zerar as mortes no trânsito mudando um pouco o comportamento e o cenário das cidades, como explica a urbanista Hannah Machado, da Iniciativa Bloomberg para a Segurança no Trânsito.
Segundo o Ministério da Saúde, Palmas, no Tocantins, é a cidade que lidera o ranking de capitais em que as pessoas assumem dirigir depois de beber. São 16 a cada 100 entrevistados. São Paulo, está na 12ª posição -- sete motoristas a cada cem admitem que bebem e dirigem.
Redução de acidentes graves
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma redução de 20,7% no número de acidentes graves, aqueles com feridos graves ou óbitos, nas rodovias federais durante o feriado de Corpus Christi. Ao todo, o órgão contabilizou 230 acidentes graves contra 290 registrados em 2016. Entre os dias 14 e 18 de junho, a PRF reforçou o efetivo nos trechos com maior incidência de acidentes nas rodovias.
Durante os cinco dias, policiais rodoviários federais realizaram 47.357 testes de alcoolemia, que resultaram em 941 autos de infração por embriaguez - aumento de 32% em relação a 2016, quando foram registrados 714 autos. Ao todo, 120 condutores foram detidos por dirigir sob efeito de álcool.
No mesmo período, a PRF contabilizou 1.150 feridos - uma redução de 6,7% em relação a 2016,quando foram registrados 1.232. Os acidentes deste ano também resultaram em 74 óbitos contra 118 no feriado do ano passado - uma queda de 37%.
Teste mostra como a mistura de álcool e direção é destruidora
Óculos fabricados nos Estados Unidos simulam uma condição de embriaguez em quem está usando. No Brasil, o equipamento é utilizado em campanhas para conscientizar os motoristas a não dirigir depois de beber. Entenda o que acontece no cérebro quando uma pessoa consome bebida alcoólica.
Quem somos nós no trânsito?
‘Nós somos o trânsito’ é o tema da campanha do Maio Amarelo deste ano e explica de maneira simples que a lógica no trânsito deve ser proteger os mais fracos. O que inclusive está na lei, no Código de Trânsito Brasileiro: caminhões e ônibus protegem os carros, carros caminhões e ônibus protegem o ciclista e ciclistas, e todos os demais, protegem os pedestres, cadeirantes e pessoas com problemas de mobilidade.
Veja também
Últimas notícias

Confronto policial em Maceió termina com suspeito alvejado e preso por tentativa de homicídio e tráfico

Mulher morre após ser baleada em atentado na Vila Aratu, em Maceió

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
