Cientistas britânicos criam 'córnea 3D'
Cientistas britânicos da Universidade de Newcastle desenvolveram a primeira córnea humana feita a partir de impressão em 3D.
A córnea é um tecido localizado na parte da frente do olho e é o primeiro local pelo qual a luz externa passa. Sua função principal é a de foco visual.
A pesquisa, publicada na revista "Experimental Eye Research", indica como células-tronco da córnea de um doador saudável foram combinadas com alginato e colágeno para formar uma solução que pode ser impressa, criando uma "biotinta".
Através de uma "bioimpressora" 3D, a "biotinta" foi ejetada "com sucesso" em anéis circulares para dar formato à córnea humana.
De acordo com a universidade, a impressão "levou menos de 10 minutos".
O experimento pode proporcionar novos avanços no transplante de córnea. Estima-se que 10 milhões de pessoas no mundo todo precisem passar por esse procedimento cirúrgico, por apresentar cegueira causada pela bactéria Chlamydia trachomatis (Tracoma).
Além disso, cerca de 5 milhões de pessoas sofrem de cegueira total devido a lesões na córnea, como queimaduras, lacerações, escoriações ou doenças.
Veja também
Últimas notícias
Decisão de Ronaldo Lessa retira de Arapiraca vaga de vice na chapa de JHC
Quati invade casa em Petrópolis, abre geladeira e é flagrado por câmeras após aumento na conta de luz
Maio Amarelo: Equatorial alerta condutores após registrar mais de 2,4 mil colisões contra postes em AL
Cícero Cavalcante articula ações com governador e prefeita de Joaquim Gomes
Homem fere olho do próprio cachorro e é preso por maus-tratos em Teotônio Vilela
Espaço Rosendo traz para Arapiraca métodos inovadores para tratar crianças
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
