Deputado cobra aprovação da Lei de Acesso à informação
Rodrigo Cunha explicou que projeto está engavetado desde 2016
Na sessão desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) voltou a cobrar dos seus parlamentares a aprovação da lei que tratada do acesso pelos cidadãos às informações da administração pública, a popular Lei da Transparência.
De acordo com o parlamentar o projeto está na Casa desde 2016. “Já passou por uma comissão e está travado em outra. Se não aprovarmos esse projeto, vai pegar mal para nós”.
No âmbito nacional, a lei regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.
A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.
Coube também a cada Estado criar mecanismos e leis específicas para isso.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
