Aeroporto Zumbi dos Palmares deve ser leiloado até o fim do ano, prevê Anac
Ao todo 13 aeroportos estão na lista, e entre eles o Zumbi dos Palmares

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (18), através do superintendente de regulação econômica, Thiago Pereira, que 13 aeroportos do país, entre eles o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Alagoas, devem ser leiloados até o fim do ano, segundo previsão do governo.
Além de Alagoas, estão na lista de privatização os aeroportos das cidades de Bayeux (PB); Aracaju (SE); Juazeiro do Norte (CE); Campina Grande (PB); Recife (PE); Várzea Grande (MT); Rondonópolis (MT); Sinop (MT); Alta Floresta (MT); Barra do Garças (MT); Vitória (ES) e Macaé (RJ).
A estimativa é arrecadar um total R$ 6,4 bilhões. "A previsão do governo é que o leilão ocorra até o fim do ano", afirmou o superintendente de regulação econômica da Anac. Na quinta rodada de leilões de aeroportos brasileiros, os terminais serão vendidos em três blocos regionais definidos conforme a localização geográfica.
O bloco Nordeste é formado pelos aeroportos de Maceió, Recife, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). O Bloco Sudeste inclui os aeroportos de Vitória e Macaé (RJ). Os outros cinco aeroportos, todos em Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Alta Floresta), formam o Bloco Centro-Oeste.
Juntos, esses aeroportos representam um volume anual de 19,5 milhões de passageiros, o que representa 9,5% do mercado nacional de aviação.
Os grupos interessados em concorrer aos leilões só terão direito de arrecadar os blocos inteiros, mas sem limite. "O mesmo candidato pode levar os três blocos. E concessionários atuais [de outros aeroportos] também podem competir e, no limite, levar os três também", explicou Thiago Pereira.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
