Ação sensibiliza população sobre riscos do trabalho infantil
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará nesta quarta-feira (27), na Avenida Governador Afrânio Lages, no acesso ao terminal Rodoviário, uma ação que faz parte da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil deste ano, que acontece em todo o país, e tem o slogan ‘Não proteger a infância é condenar o futuro’.
A ação social tem o objetivo de sensibilizar a sociedade, orientar e convocar a população a contribuir com o futuro das crianças não fomentando o trabalho infantil.
“Todos os anos trabalhamos com as famílias das crianças que se encontram no semáforo, mas infelizmente elas continuam voltando para a situação de risco e vendem produtos e serviços para a população. Queremos agora conscientizar o cidadão para que ele contribua com este trabalho e não fomente a permanência delas nos semáforos e que não compre produtos comercializados por crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Maceió, Liranise Alves.
Na ação desta quarta-feira, equipes da Semas, junto com representantes Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Ministério Público do Trabalho, dos Conselhos Tutelares e da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI), estarão, a partir das 9h, orientando condutores e pedestres sobre as graves consequências no futuro das crianças que trabalham e conscientizando que comprar produtos de crianças e adolescentes não é a melhor forma de ajudá-los. “Sabemos que muitas vezes as pessoas comprar produtos destas crianças pensando em ajudá-las, mas isso acaba contribuindo para a permanência delas nas ruas. Vamos orientar a ajudar de forma consciente, que é a através de instituições registradas no CMDCA”, ressaltou.
“Todos nós temos responsabilidade e precisamos, juntos, enfrentar este problema que atinge 4.595 crianças em Maceió [dados IBGE/2010]. O enfrentamento ao trabalho infantil é um dever de todos, passa pelo Poder Público, com políticas públicas para inclusão destas crianças na educação, esporte e lazer, e pelo cidadão que pode contribuir não comprando produtos e serviços ofertados por crianças”, finalizou Liranise.
A Semas lembra que trabalha a prevenção do trabalho infantil através do Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com atividades do Serviço de Convivência no contraturno escolar. E através dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é feito o acompanhamento destas famílias com crianças em situação de trabalho infantil.
Os casos de trabalho infantil devem ser denunciados. Em Maceió, a denúncia pode ser feita pelo Disque 100, aplicativo de celular Proteja Brasil, em um dos 10 conselhos tutelares espalhado pela capital, Creas ou delegacia mais próxima.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
