Suposto envolvimento de advogados em facções chama a atenção da OAB/AL
Lista com nomes já estaria sendo investigada pelo Conselho Estadual de Segurança
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) emitiu uma nota para a imprensa na tarde desta quarta-feira (18) assim que tomou conhecimento de investigações do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) sobre o suposto envolvimento de advogados em facções dentro do sistema penitenciário do estado.
A OAB informou que já agendou para esta quinta-feira (19), no prédio sede da Seccional, uma reunião com o Secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Marcos Sérgio, em busca de maiores esclarecimentos sobre a suposta ligação de advogados com facções criminosas.
“A instituição nunca se furtou ou se furtará em combater toda e qualquer ilegalidade. Nada obstante, não permitirá que supostas atuações irregulares isoladas comprometam a imagem do profissionalismo, ética e a luta diária dos mais de 16 mil advogados de Alagoas. O problema do sistema penitenciário deve ser analisado sobre uma perspectiva muito maior e mais complexa. Outrossim, a OAB Alagoas, como preconiza o Código de Ética, não pode confirmar ou passar qualquer informação sobre o recebimento de representações, análises e processos que devem tramitar em sigilo até o julgamento em definitivo”, traz o texto.
A Ordem ainda afirmou e que “não precisa de intermediadores para discutir com qualquer autoridade os problemas de interesse da sociedade”.
O assunto já estaria sendo debatido com o Conseg, incluindo uma lista com nomes de advogados.