Saúde

MPE vai abrir inquérito para investigar médico do SUS que cobrou por consulta

Presidente do CMS entrou com pedido de abertura de inquérito no MPE

Por 7Segundos 20/07/2018 10h10
MPE vai abrir inquérito para investigar médico do SUS que cobrou por consulta
Paciente teve que pagar por consulta ofertada pelo SUS. - Foto: Reprodução/Internet

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE) vai abrir um inquérito para investigar o médico da rede pública de saúde da cidade de Joaquim Gomes, Zona da Mata de Alagoas, suspeito de cobrar R$ 150,00 por uma consulta realizada atarvés do Serviço Único de Saúde (SUS). O médico identificado apenas como Thiago também será investigado pela Polícia Civil (PC). 

O caso surgiu após uma denúncia do marido de uma paciente, identificado como José Ronaldo. Ele relatou que há um mês procurou uma unidade de saúde em busca de atendimento dermatológico para a esposa, sendo cobrado pela consulta o valor de R$ 150,00. 

Após a denúncia, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joaquim Gomes pediu o afastamento do médico, que atende pelo posto de saúde do bairro do Matadouro. Além do pedido de afastamento do Secretário Municipal de Saúde, Estácio Chagas, e do coordenador de atenção básica, que não foi identificado.

Em entrevista ao ALTV 2° edição, da TV Gazeta, exibido na última quinta-feira (19), o presidente do CMS, Cícero Bispo, afirmou que solicitou abertura de inquérito ao MPE, com base no estatuto do SUS e do principio da moralidade no artigo 37, presente na Constituição Federal. Ele disse também, que o órgão fez o seu papel, de controle social do SUS, e que cabe agora as partes envolvidas se defenderem na Justiça. O presidente também disse que o Conselho estará atento ao desenrolar do caso.

Ainda de acordo com o CMS de Joaquim Gomes, o secretário de saúde e coordenador de atenção básica, teriam entrado em contato com José Ronaldo, pedindo o silêncio do mesmo, garantindo que o dinheiro seria devolvido.