Governador assina decreto de emergência e pede retorno de Operação Pipa
Estiagem abrange 38 municípios alagoanos e motivou assinatura do decreto
O governador Renan Filho (MDB) assinou o Decreto de Emergência da seca para 38 municípios afetados pela estiagem. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (1º). Há uma semana a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reuniu técnicos e coordenadores municipais de defesa civil para um novo mutirão de atualização de documentos.
Em contato com o ministro da Integração Nacional, Renan Filho também solicitou que a avaliação do decreto seja antecipada e a operação pipa retomada imediatamente. Alegando seca fraca, por causa das recentes chuvas, o Governo Federal suspendeu a Operação mas os gestores afirmam que o volume de chuva da região não foi suficiente para encher os barreiros e a água potável para consumo humano ainda é escassa.
“Este ano tem sido bastante irregular com um dos piores invernos, maio choveu, junho foi seco, julho choveu um pouco, mas não deu nem para molhar a terra. Os agricultores não conseguem arar as terras para fazer o plantio. Infelizmente, vamos ter prejuízo na agricultura”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley, ao lembrar que são os prefeitos que acabam arcando com o prejuízo de manter os carros pipas nesses municípios.
A operação do Exército atende 95 mil pessoas, com 140 caminhões nas cidades afetadas e que têm decreto de emergência.
O governador justifica o decreto considerando que compete ao Estado a preservação do bem estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, bem como a adoção imediata das medidas que se fizerem necessárias para, em regime de cooperação, combater situações emergenciais.
Também avalia que há redução das precipitações pluviométricas que continua assolando os municípios do semiárido Alagoano para níveis sensivelmente inferiores aos da normal climatológica e a queda intensificada das reservas hídricas de superfície provocada pela má distribuição pluviométrica na região.
Os municípios afetados são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
Veja também
Últimas notícias
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Prefeitura de Arapiraca decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (21)
Caio Bebeto parabeniza Prefeitura por ações rápidas em demandas da Levada e do Mercado da Produção
Preso um dos suspeitos de se passar por policial e matar homem a tiros de Pão de Açúcar
Arthur Lira garante obra que transforma o acesso à zona rural de Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
