Câncer de próstata tem novo tratamento aprovado pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão da indicação terapêutica do medicamento Xtandi (enzalutamida) para o tratamento de homens com câncer de próstata não metastático resistente à castração. O produto será comercializado na forma farmacêutica de cápsula gelatinosa, com concentração de 40 miligramas (mg).
O produto tem registro na Anvisa desde dezembro de 2014, com indicação aprovada como antineoplásico para o tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração, em adultos que são assintomáticos ou ligeiramente sintomáticos, após falha de terapia de privação androgênica. Também tem uso aprovado para tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração em adultos que já tenham recebido terapia com docetaxel.
De acordo com estudos realizados pela indústria, o Xtandi apresentou melhora na sobrevida livre de metástases. Testes indicaram que o medicamento reduziu em 70,8% o risco de agravamento da doença quando comparado ao placebo, além de ter aumentado a mediana da sobrevida livre de metástases de 14,7 meses (no grupo placebo) para 36,6 meses no grupo da enzalutamida (diferença de 21,9 meses).
O Xtandi é fabricado pela empresa Catalent Pharma Solutions, LLC, localizada em Saint Petesburg, Flórida (EUA), e a detentora do registro do medicamento no país é a Astellas Farma Brasil Importação e Distribuição de Medicamentos Ltda.
Tratamento
A maior parte dos homens passa por tratamento local primário, com intenção curativa, após a avaliação inicial e diagnóstico de câncer de próstata. A terapia de privação androgênica (TPA), por meio da castração cirúrgica ou medicamentosa, é frequentemente iniciada em homens com aumento do antígeno prostático específico (PSA), depois da realização de terapia primária.
Após a TPA, o próximo estado clínico mais frequente no atual modelo de progressão da doença é o Câncer de Próstata Resistente à Castração (CPRC). Homens com CPRC podem ter doença metastática ou não-metastática, que tem sido tradicionalmente determinada por meio de tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), bem como cintilografia óssea com radionuclídeos.
Veja também
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
