Alagoano Humberto Martins é empossado Corregedor Nacional de Justiça
Humberto Martins assume o lugar de João Otávio de Noronha, também do STJ
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins foi empossado, na manhã terça-feira (28), para o cargo de Corregedor Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2018-2020. A nomeação foi assinada, no dia 13 de abril, pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, no exercício interino da presidência da República.
Humberto Martins assume o cargo em substituição ao ministro João Otávio de Noronha. Ao ser indicado para o cargo, o ministro ressaltou a importância do trabalho correcional realizado no âmbito do CNJ.
“Procurarei exercer o cargo com sabedoria e prudência, buscando o diálogo com a magistratura nacional, valorizando sempre a atuação dos magistrados, que desempenham papel relevante para o exercício da democracia e o alcance da paz social tão desejada pela sociedade brasileira”, afirmou.
Perfil
Natural de Maceió/AL, Humberto Martins iniciou sua carreira atuando como advogado e foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) para dois mandatos. Foi promotor de Justiça adjunto em Alagoas no período de 1979 a 1982, procurador estadual de 1982 a 2002 e presidente da Associação dos Procuradores de Estado.
Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) pelo quinto constitucional, em vaga destinada à advocacia. Teve destaque também em âmbito acadêmico, como professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), de 1992 a 2006, além de ser autor de livros e artigos jurídicos. Humberto Martins atuou como ministro do STJ desde 14 de junho de 2006.
Ele tem formação em Direito e Administração de Empresas, além de especializações nas áreas de Direito Civil e Processual Civil e Direito do Consumidor.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
