Saúde

Alagoas não sofre desabastecimento de vacina contra meningite, diz Sesau

Problema estaria acontecendo em outros estados

Por Marcos Filipe Sousa 30/08/2018 16h04
Alagoas não sofre desabastecimento de vacina contra meningite, diz Sesau
Postos de saúde estão abastecidos com vacina contra a meningite - Foto: Internet

Os alagoanos não precisam se preocupar com o problema de desabastecimento da vacina contra a meningite que está ocorrendo em todo o país. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou que não há falta do medicamento em Alagoas.

A escassez da vacina está sendo registrada em diversos estados, e alguns postos já não há mais o medicamento. Mas segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas a população pode ficar tranquila e o problema não chegou na região.

O Ministério da Saúde informou que apenas um laboratório fabrica a vacina para o país, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), e problemas de logística e na cadeia produtiva atrapalharam a produção e distribuição.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.

A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.

A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.

Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.