MP abre ação contra 22 por tráfico internacional de drogas
Operação Laços de Família foi desencadeada no Mato Grosso do Sul
O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul denunciou 22 acusados de integrar grupo criminoso organizado para o tráfico internacional de drogas, que atuava a partir de Mundo Novo (MS). A Procuradoria sustenta que há "evidências suficientes de tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, lavagem de capitais e crime de posse ilegal de armas de fogo".
Na denúncia, o Ministério Público Federal pede o confisco de bens adquiridos com os lucros do tráfico, o que engloba imóveis, embarcações, helicópteros, dezenas de veículos, joias de luxo e dinheiro em espécie ("centenas de milhares") apreendidos com os suspeitos, além de outros créditos e direitos sequestrados em contas bancárias e em investimentos financeiros.
As informações foram divulgadas pela Procuradoria em Mato Grosso do Sul - Referência processual na Justiça Federal de Campo Grande: 0000570.13.2017.4.03-6000.
A denúncia tem como base fatos identificados na investigação batizada Operação Laços de Família, conduzida por equipe da Polícia Federal em Naviraí (MS).
A base de operação do grupo criminoso era a cidade de Mundo Novo, que faz fronteira com o Paraguai.
Grandes carregamentos de drogas do grupo foram remetidos a diversos pontos do País, em especial na região Nordeste.
O gosto pela ostentação foi um dos pontos que mais chamou a atenção da equipe policial.
Um dos acusados, segundo o Ministério Público Federal, circulava a bordo de veículos de luxo de marcas famosas como Ferrari, Mercedes, Land Rover e Dodge Ram, "além de desfrutar de um padrão de vida incompatível, que se traduzia em viagens internacionais e festas caras".
Como estratégia para lavagem do dinheiro de origem ilícita, foram identificados atos de dissimulação de origem e de ocultação de propriedade de bens, valores e direitos, destaca a Procuradoria, na acusação aos 22 recebida pela Justiça Federal.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
