Cultura

Festival de Cultura Popular da 19° Feira da Reforma Agrária traz mais de 20 atrações em Maceió

De 05 a 08 de Setembro o evento traz diversas atrações divididas em dois palcos

Por Ascom MST 06/09/2018 10h10
Festival de Cultura Popular da 19° Feira da Reforma Agrária traz mais de 20 atrações em Maceió
De 05 a 08 de Setembro, o Festival de Cultura Popular vem com mais de 20 atrações - Foto: Assessoria

A cultura popular alagoana tem lugar garantido na Feira da Reforma Agrária em Maceió e na sua 19° edição não seria diferente. Esse ano o evento é contemplado com dois palcos na Praça da Faculdade, no bairro do prado, onde serão apresentadas as atrações da cultura do povo. De 05 a 08 de Setembro, o Festival de Cultura Popular vem com mais de 20 atrações numa programação recheada de música, dança, sabores, teatro e manifestações populares.

A novidade desse ano é o Palco Raquel Xukuru-Kariri, em homenagem à liderança indígena de alagoas, que faleceu no mês de junho. A homenagem resgata a história de luta e resistência do povo Xukuru-Kariri e reafirma o papel da cultura na luta pela terra.

As atrações se concentram também no palco da Praça Central, onde as atividades começarão a partir das 18 horas durante todos os dias do evento.

Com a presença do Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, Zeza do Coco, a abertura oficial da Feira da Reforma Agrária está programada para esta quarta-feira (05), a partir das 18h, no palco Praça Central com a apresentação do grupo Afro Dendê e o Trio Gogo da Ema para abrilhantar a noite. Ainda formando a programação do Festival desse ano, passam pela Feira o Bumba-Meu-Boi Vingador, Coco de Roda Xodó Nordestino, além do artista do MST Bento Forrozeiro.

Para além dos palcos, o espetáculo da cultura popular acontece durante no cotidiano da Feira. Carregada de tradição, sua 19° edição traz a expressão popular no artesanato, na poesia, nos costumes, nas músicas e no semblante de quem faz esse evento acontecer.

Alimentando a cidade com saúde, a Feira da Reforma Agrária abraça a cultura popular como ponto importante de transformação. Para Débora Nunes, da coordenação nacional do MST, a cultura é umas das prioridades na realização da Feira, não podendo assim se limitar apenas a comercialização de alimentos.

“A ideia é poder dizer à população alagoana que aqui tem um pedaço da Reforma Agrária. É isso que a gente quer enquanto projeto e modelo de sociedade, e a cultura faz parte. A gente entende que cultura é um elemento humanizador e emancipador, por isso essa dimensão precisa ser trazida pra Feira.”, explicou.

Veja a programação completa do Festival de Cultura Popular:

Quarta-feira (05)
Palco Raquel Xukuru-Kariri
Grupo Abanos do Forró
Aboiadores da Reforma Agrária
Palco Praça Central
Afro Dendê
Zeza do Coco
Trio Gogó da Ema

Quinta-feira (06)
Palco Raquel Xukuru-Kariri
Clowns de Quinta
Natalhinha Marinho e Palhaço Norys
Mamulengo Kfundó
Palco Praça Central
Bumba-Meu-Boi Vingador
Coletivo AfroCaeté
Rogério Dyaz e a Trincheira
Fidellis e Cabrueira

Sexta-feira (07)
Palco Raquel Xukuru-Kariri
Alice Gorete
Slam Nós Por Nós
Palco Praça Central
Coco de Roda Xodó Nordestino
Maracatu Baque Alagoano
Nação Palmares
Bento Forrozeiro com Jonas Vaqueirinho

Sábado (08)
Palco Praça Central
Mel Nascimento
La Poli & Cia
Segura o Coco
Edi Ribeiro