Leitos de UTI do SUS são considerados insuficientes em Alagoas
Conselho Federal de Medicina mapeou as 102 cidades alagoanas
Maceió possui atualmente 149 leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis para uma população de 728.356 habitantes. Os números foram classificados como preocupantes pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que divulgou nesta quarta-feira (12) o mapeamento deste tipo de atendimento.
A iniciativa privada, que recebe os pacientes que possuem plano de saúde, os números são considerados regulares, já que a proporção diminui, são 142 leitos para 293.353 pessoas.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que mapeou a distribuição dos leitos de UTI entre os estados e as capitais, os números revelam um cenário que aflige milhares de médicos diariamente: hospitais com alas vermelhas superlotadas, com pacientes à espera de infraestrutura apropriada.
Em Alagoas os dados não são diferentes. O estado possui 491 leitos de UTI, dos quais 292 são do SUS para uma população de quase 3 milhões de pessoas; e 199 da iniciativa privada, que atende a 384.134 habitantes.
Ao todo, o Brasil possui quase 45 mil leitos de UTI, segundo informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Pouco menos da metade (49%) está disponível para o SUS e a outra parte é reservada exclusivamente à saúde privada ou suplementar (planos de saúde), que hoje atende a 23% da população.
Embora o número de leitos de UTI tenha aumentado nos últimos anos – algo em torno de 5,7 mil nos últimos oito anos – a quantidade de leitos ainda é insuficiente, sobretudo no SUS, onde a demanda é crescente, aponta o CFM.
Veja também
Últimas notícias
Passageiros contêm homem acusado mostrar as partes íntimas em ônibus de Maceió
[Vídeo] Tadeu Schmidt faz homenagem a Oscar Schmidt, se emociona e dedica programa ao irmão
Filha embriagada agride mãe com deficiência física e acaba presa em Arapiraca
TRF5 mantém acordo da Braskem e encerra debate sobre revisão nos Flexais em Maceió
Mulher é presa por embriaguez ao volante após bater em carro estacionado na Jatiúca
Homem é executado dentro de casa após invasão de grupo armado em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
