Leitos de UTI do SUS são considerados insuficientes em Alagoas
Conselho Federal de Medicina mapeou as 102 cidades alagoanas

Maceió possui atualmente 149 leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis para uma população de 728.356 habitantes. Os números foram classificados como preocupantes pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que divulgou nesta quarta-feira (12) o mapeamento deste tipo de atendimento.
A iniciativa privada, que recebe os pacientes que possuem plano de saúde, os números são considerados regulares, já que a proporção diminui, são 142 leitos para 293.353 pessoas.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que mapeou a distribuição dos leitos de UTI entre os estados e as capitais, os números revelam um cenário que aflige milhares de médicos diariamente: hospitais com alas vermelhas superlotadas, com pacientes à espera de infraestrutura apropriada.
Em Alagoas os dados não são diferentes. O estado possui 491 leitos de UTI, dos quais 292 são do SUS para uma população de quase 3 milhões de pessoas; e 199 da iniciativa privada, que atende a 384.134 habitantes.
Ao todo, o Brasil possui quase 45 mil leitos de UTI, segundo informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Pouco menos da metade (49%) está disponível para o SUS e a outra parte é reservada exclusivamente à saúde privada ou suplementar (planos de saúde), que hoje atende a 23% da população.
Embora o número de leitos de UTI tenha aumentado nos últimos anos – algo em torno de 5,7 mil nos últimos oito anos – a quantidade de leitos ainda é insuficiente, sobretudo no SUS, onde a demanda é crescente, aponta o CFM.
Veja também
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
