Leitos de UTI do SUS são considerados insuficientes em Alagoas
Conselho Federal de Medicina mapeou as 102 cidades alagoanas
Maceió possui atualmente 149 leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis para uma população de 728.356 habitantes. Os números foram classificados como preocupantes pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que divulgou nesta quarta-feira (12) o mapeamento deste tipo de atendimento.
A iniciativa privada, que recebe os pacientes que possuem plano de saúde, os números são considerados regulares, já que a proporção diminui, são 142 leitos para 293.353 pessoas.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que mapeou a distribuição dos leitos de UTI entre os estados e as capitais, os números revelam um cenário que aflige milhares de médicos diariamente: hospitais com alas vermelhas superlotadas, com pacientes à espera de infraestrutura apropriada.
Em Alagoas os dados não são diferentes. O estado possui 491 leitos de UTI, dos quais 292 são do SUS para uma população de quase 3 milhões de pessoas; e 199 da iniciativa privada, que atende a 384.134 habitantes.
Ao todo, o Brasil possui quase 45 mil leitos de UTI, segundo informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Pouco menos da metade (49%) está disponível para o SUS e a outra parte é reservada exclusivamente à saúde privada ou suplementar (planos de saúde), que hoje atende a 23% da população.
Embora o número de leitos de UTI tenha aumentado nos últimos anos – algo em torno de 5,7 mil nos últimos oito anos – a quantidade de leitos ainda é insuficiente, sobretudo no SUS, onde a demanda é crescente, aponta o CFM.
Veja também
Últimas notícias
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
