Saúde

HU reabre maternidade com dez leitos da UTI neonatal ocupados

Gestantes devem ser encaminhadas pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora)

Por 7Segundos, com Ufal 03/04/2018 11h11
HU reabre maternidade com dez leitos da UTI neonatal ocupados
UTI Neo foi reaberta com leitos ocupados; Direção do HU informou situação para autoridades - Foto: Ufal

Durou apenas dois dias o fechamento da maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, o HUPAA/Ufal, mas a instituição só se pronunciou oficialmente sobre a reabertura nessa terça-feira (03). A direção do hospital havia alegado superlotação nos leitos da UTI Neonatal e anunciou que no dia 26 de março fecharia por tempo indeterminado.

A época, a direção havia informado que 14 recém-nascidos estavam internados na UTI Neonatal, mesmo possuindo apenas dez leitos para a modalidade. Até a segunda-feira, dia 1º, ainda tinham 13 bebês e os dez leitos continuam ocupados, configurando superlotação.

Em nota a unidade afirma que “ofícios foram encaminhados a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Secretaria Estadual de Saúde, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Federal, Coordenação do Centro de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS para informar sobre a situação.

E finaliza informando que gestantes de médio e alto risco devem ser encaminhadas ao HU pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora), enquanto  gestantes de baixo risco devem buscar as maternidades conveniadas ao SUS.