Alagoas perde mais de 500 leitos do SUS, aponta Conselho Federal de Medicina
Diminuição contribui para aumentar filas de espera para cirurgias e outros procedimentos

Só nos últimos oito anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas perdeu mais de 500 leitos de internação. Os dados são de uma pesquisa nacional do Conselho Federal de Medicina (CFM) junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (12).
Em 2010, o estado possuia 5417 leitos do SUS, atualmente está com 4818, uma diminuição de 599. Já a capital teve diminuição semelhante, eram 2490 há oito anos, e em 2018 com 2026, uma queda de 464. Números bastante diferentes da rede privada, onde ocorreu um aumento de 604 no Estado e 461 em Maceió.
A cada dia, cerca de 12 leitos de internação, aqueles destinados a quem precisa permanecer num hospital por mais de 24 horas, deixam de atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Só nos últimos dois anos, mais de oito mil unidades desta natureza foram desativadas.
Entre as regiões, a queda acentuada se destaca no Sudeste, onde quase 21,5 mil leitos foram desativados. O volume representa uma redução percentual de 16% em relação à quantidade existente na região em 2010. Centro-Oeste e Nordeste perderam cerca de 10% dos seus leitos durante o período apurado, com saldo negativo de 2.419 e 8.469, respectivamente. O Sul é a região que perdeu menos, em números absolutos (-2.090) e em proporção (-4%). Já o Norte apresentou saldo positivo, com 1% ou 184 leitos a mais.
Veja também
Últimas notícias

Estudo revela desigualdades de gênero e raça em livros didáticos

Ufal cadastra bolsistas do Programa Pé-de-Meia Licenciaturas até 11 de julho

Prefeitura e Senac abrem inscrição de cursos inéditos e gratuitos de Inglês para quem trabalha com turismo em Penedo

Julho no Theatro: Programação diversificada traz novidades para Penedo até o final do mês

Arapiraca fortalece os Conselhos Educacionais com formação integrada entre a Comunidade Escolar

Pacientes visitam Centro de Hemodiálise de Penedo e conhecem equipe responsável pelo serviço
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
