Haddad, Ciro, Alckmin e Amoêdo visitam Nordeste esta semana
Dos quatro candidatos, apenas Geraldo Alckmin pode desembarcar em Alagoas, em visita ainda não confirmada a Maceió
A duas semanas e meia das eleições presidenciais de 2018, quatro candidatos ao Palácio do Planalto visitarão Estados do Nordeste em busca dos votos da região que concentra cerca de 26,6% dos eleitores aptos a votar no País, de acordo com dados atualizados este ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Principais representantes da centro-esquerda na disputa presidencial, Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) viajarão para o Nordeste durante o final de semana, dando prosseguimento à disputa travada entre os dois pelos votos dos eleitores identificados com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pela Operação Lava Jato no caso do triplex do Guarujá (SP), preso na Polícia Federal, em Curitiba (PR), e declarado inelegível pelo plenário do TSE.
Já os presidenciáveis Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amoêdo (Novo) desembarcarão na região nos dias 20 (quinta-feira) e 21 (sexta-feira), respectivamente. Embora figuras próximas do ex-governador de São Paulo, como o prefeito de Salvador e presidente do DEM ACM Neto, afirmem que a prioridade da campanha é o Sudeste, a agenda do tucano no Nordeste tem metas.
De acordo com o presidente do PSDB da Bahia, o deputado federal João Gualberto, as atividades na região miram estabelecer um diálogo maior de Alckmin com os eleitores nordestinos.
Na região, o PT tem ampla preferência popular - 20% dizem que votarão em Haddad, segundo pesquisa Ibope do dia 11 de setembro - e o candidato do PSDB apresenta desempenho abaixo da média nacional. Apenas 7% dos eleitores nordestinos pretendem votar no candidato tucano nas eleições 2018, enquanto no Sudeste esse número chega a 10% e no Brasil é de 9%.
"Geraldo vê muita importância no Nordeste, porque o Nordeste é importante para o Brasil", afirma João Gualberto. Segundo o prefeito de Salvador, ACM Neto, além da capital baiana, onde Alckmin participará por volta das 17h de um comício na região do Pelourinho, no Centro Histórico, o tucano visitará Recife (PE), e pode ir a Maceió (AL) também na sexta-feira.
Amoêdo, por sua vez, cumprirá atividade comum de campanha, em um roteiro construído para "rodar o País inteiro", segundo sua assessoria.
Antes da capital baiana, onde visita no dia 20, passando por pontos turísticos como o Mercado Modelo, Amoêdo visitará Natal (RN) nesta quarta-feira, 19. Lá, também visitará um mercadão público, o Mercado Alecrim, para fazer 'corpo a corpo' com eleitores. Na região, ele tem 1% das intenções de votos, segundo dados do Ibope de 11 de setembro.
Lulismo
A mesma sondagem mostrou que Fernando Haddad e Ciro Gomes lideram a corrida presidencial no Nordeste, com 20% e 18%, respectivamente. Os dois, em busca do espólio eleitoral do lulismo, terão agendas simultâneas na região no sábado. O petista estará no Recife e em Caruaru, em Pernambuco, enquanto o pedetista visitará somente Salvador.
A recepção de Ciro ainda não teve detalhes divulgados. Entretanto, segundo o deputado federal Félix Mendonça Jr., presidente do PDT da Bahia, o presidenciável tentará mostrar aos eleitores porque é melhor que o candidato do PT para disputar com o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno. "A agenda de Ciro é muito importante aqui no Nordeste, porque o voto em Ciro pode ser o voto vencedor", disse o dirigente partidário, pregando o voto útil no pedetista.
"Ele é nordestino, tem identificação com a região, transformou a educação do Ceará quando foi governador e está em busca justamente desses votos que foram até então do lulismo", afirmou Félix.
Já Haddad voltará a usar os feitos dos governos petistas como estratégia para convencer o eleitorado lulista do Nordeste. Além de Recife e Caruaru, o candidato petista visitará Petrolina e Juazeiro, na divisa entre Pernambuco e Bahia, respectivamente.
A agenda vai priorizar diálogo com movimentos sociais da agricultura familiar, como a Articulação do Semiárido Brasileiro e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, além do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), aliado de longa data do PT.
Segundo o coordenador da agenda de Haddad no Nordeste e ex-presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, a ideia é explorar as políticas elaboradas pelo partido contra a seca, como a entrega de cisternas do Água para Todos, além de outras ações, como incentivo ao uso de energia eólica.
Os governadores e candidatos à reeleição Paulo Câmara (PSB-PE) e Rui Costa (PT-BA), que lideram com folga as intenções de votos em seus Estados, estarão presentes, ao lado do ex-ministro e ex-governador da Bahia Jaques Wagner, candidato ao Senado em 2018.
Veja também
Últimas notícias
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
