Estudantes participam de ação do Programa de Educação Fiscal
Facilitadores da Secretaria Municipal de Economia (Semec) ofereceram mais uma Oficina de Educação Fiscal, nesta quarta (19), apresentando para as crianças os conceitos de tributos municipais e ensinando sobre a importância da cidadania. Esta etapa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nosso Lar I, no bairro da Ponta Grossa, com alunos do 3º ano do ensino fundamental.
A oficina faz parte do Programa Educação Fiscal e visa ensinar, por meio de jogos, músicas, dança e outras ferramentas lúdicas para aguçar o interesse dos alunos sobre tributos municipais como o IPTU, ISS, ITBI e Taxas, além de trazer outras noções de cidadania, como respeitar os mais velhos, manter a cidade e a escola limpas, prestar atenção nas aulas, dentre outras. Brindes com jogos educativos foram ofertados para as crianças que participaram da ação.
A facilitadora do programa, Danielle Monteiro, destaca a importância de ensinar educação fiscal para as crianças. “Eu vejo a educação como o único caminho para a mudança da nossa sociedade. O que nós estamos fazendo é educar as crianças, plantando a semente em uma futura geração que conheça a importância dos tributos na manutenção e realização das obras públicas, assim como da cidadania para uma vida em sociedade cada vez melhor”, destacou.
Além da oficina, outras ações foram realizadas com os alunos da escola municipal. Um projeto que já vem sendo executado, em parceria com o Programa Educação Fiscal, é o da Guarda Faz Escola, que levou música e dança para os alunos. Todas as ações foram integradas ao Programa Mais Educação, que já acontece na escola, e oferece ensino integral para os alunos com diversas atividades.
Ângela Mendes, monitora do Mais Educação, falou sobre os detalhes do programa e de sua utilidade para a comunidade. “O programa vem sendo realizado desde 2008. Ele oferece ensino integral para os alunos com atividades culturas, esportivas e educacionais. O programa é de muita importância, porque atinge áreas de vulnerabilidade e acaba, por diversas vezes, retirando crianças do caminho do tráfico de drogas e outros problemas que são mais intensos nessas regiões mais vulneráveis”, salientou.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
