Estudantes participam de ação do Programa de Educação Fiscal

Facilitadores da Secretaria Municipal de Economia (Semec) ofereceram mais uma Oficina de Educação Fiscal, nesta quarta (19), apresentando para as crianças os conceitos de tributos municipais e ensinando sobre a importância da cidadania. Esta etapa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nosso Lar I, no bairro da Ponta Grossa, com alunos do 3º ano do ensino fundamental.
A oficina faz parte do Programa Educação Fiscal e visa ensinar, por meio de jogos, músicas, dança e outras ferramentas lúdicas para aguçar o interesse dos alunos sobre tributos municipais como o IPTU, ISS, ITBI e Taxas, além de trazer outras noções de cidadania, como respeitar os mais velhos, manter a cidade e a escola limpas, prestar atenção nas aulas, dentre outras. Brindes com jogos educativos foram ofertados para as crianças que participaram da ação.
A facilitadora do programa, Danielle Monteiro, destaca a importância de ensinar educação fiscal para as crianças. “Eu vejo a educação como o único caminho para a mudança da nossa sociedade. O que nós estamos fazendo é educar as crianças, plantando a semente em uma futura geração que conheça a importância dos tributos na manutenção e realização das obras públicas, assim como da cidadania para uma vida em sociedade cada vez melhor”, destacou.
Além da oficina, outras ações foram realizadas com os alunos da escola municipal. Um projeto que já vem sendo executado, em parceria com o Programa Educação Fiscal, é o da Guarda Faz Escola, que levou música e dança para os alunos. Todas as ações foram integradas ao Programa Mais Educação, que já acontece na escola, e oferece ensino integral para os alunos com diversas atividades.
Ângela Mendes, monitora do Mais Educação, falou sobre os detalhes do programa e de sua utilidade para a comunidade. “O programa vem sendo realizado desde 2008. Ele oferece ensino integral para os alunos com atividades culturas, esportivas e educacionais. O programa é de muita importância, porque atinge áreas de vulnerabilidade e acaba, por diversas vezes, retirando crianças do caminho do tráfico de drogas e outros problemas que são mais intensos nessas regiões mais vulneráveis”, salientou.
Veja também
Últimas notícias

Alagoas registra abertura de quase 3.800 novas empresas em abril e reduz tempo médio de formalização

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e descumprimento de medida protetiva, em Arapiraca

Igaci renova compromisso com a infância e adere à nova edição do Selo UNICEF
Prefeito Marcelo Beltrão inaugura nova escola em Lagoa do Pau

Esperança e solidariedade: Arapiraca se mobiliza para ajudar criança com doença rara

Fabio Costa critica Lula por rejeitar proposta dos EUA para classificar PCC e Comando Vermelho como terroristas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
