Pleno do TRE/AL aprova resolução que regulamenta atuação de segurança armada no período eleitoral
Justiça alagoana elaborou a resolução considerando a garantia da ordem pública

Na última quarta-feira (03), os desembargadores eleitorais integrantes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) aprovaram por unanimidade de votos uma resolução que regulamenta a atuação de policiais militares e civis que operam na segurança de candidatos portando armas de fogo.
Considerando a necessidade de garantir a ordem pública e a segurança dos candidatos e da população nas eleições gerais deste ano, principalmente no interior do estado, a Justiça Eleitoral alagoana elaborou a resolução.
Durante o período eleitoral, serão toleradas somente situações em que policiais se prestem à prática de segurança particular quando houver prévia e específica autorização, exclusivamente pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg)
Abordagens patrocinadas por qualquer força policial desautorizada, ou seja, irregular de integrantes das Polícias Civil e Militar, é determinado pela resolução que sejam conduzidos à unidade policial mais próxima para o enquadramento legal.
“Alguns juízes eleitorais narraram que a presença desses policiais portando armas de fogo em eventos nas ruas estão amedrontando a população e causando uma sensação de insegurança muito grande. Apenas os policiais em serviço ou aqueles que possuam a autorização do Conseg para atuar como segurança poderão portar armas de fogo”, enfatizou o presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques.
Apenas o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) em Alagoas tem o poder de autorizar os integrantes das polícias civil e militar a prestarem segurança a determinadas pessoas.
Últimas notícias

Caiado afirma que vai se juntar com o cantor Gusttavo Lima para as eleições à Presidência do Brasil

Governo federal contrata organização internacional por quase R$ 500 milhões para COP30

Motorista que colidiu com carreta em São Sebastião era de Sergipe e viajava em comboio com familiares

Homem é preso por adulteração de veículo automotor pela PRF em Cacimbinhas

Motorista que dirigia em alta velocidade em Palmeira dos Índios é preso por embriaguez ao volante

PRF apreende motocicleta com sinais de adulteração em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
