Auditoria-Fiscal do Trabalho embarga obras de hospital na parte alta da cidade
A Auditoria-Fiscal do Trabalho embargou, em sua totalidade, as atividades de construção civil nos canteiros de obra da UTI Neurológica e do prédio da Odontologia num hospital na parte alta da cidade. De acordo com o relatório de embargo, foram encontradas inúmeras irregularidades que geravam risco à integridade física dos trabalhadores, o que provocou a paralisação das obras em função do risco de morte.
Dentre as irregularidades, destacam-se a falta de isolamento dos canteiros, permitindo que crianças e visitantes entrassem nas obras, a utilização de andaimes com tábuas soltas servindo de piso de trabalho (gerando grave risco de queda) e apoiados sobre sapatas improvisadas (gerando o risco de queda de toda a estrutura), a ausência de proteção contra queda de trabalhadores também na periferia das edificações, falta de proteção contra projeção de materiais (podendo atingir, inclusive, ambulâncias, veículos, pacientes e visitantes), fiação elétrica com partes vivas expostas e ausência do fornecimento dos equipamentos de proteção individual aos funcionários.
Segundo Alexandre Sabino de Oliveira, Auditor-Fiscal do Trabalho responsável pela ação fiscal, “é impressionante como um dos maiores hospitais da cidade, que teoricamente é um lugar que preza pela manutenção da vida, permita que condições como essas estejam presentes em suas dependências”.
Foram indicadas as seguintes medidas de proteção a serem adotadas para que as obras possam continuar: colocar tapume ou barreira nos canteiros de obras de forma a impedir o acesso de pessoas estranhas aos serviços, apoiar os montantes dos andaime em sapatas sobre base sólida e nivelada, capazes de resistir aos esforços solicitantes e às cargas transmitidas, utilizar apenas andaime com piso de trabalho forrado completamente, antiderrapante, nivelado eu travado de modo seguro e resistente, instalar proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais na periferia da edificação, fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, exigir o uso dos EPIs e manter condutores elétricos dispostos de maneira a não obstruir a circulação de pessoas e materiais, entre outras exigências.
Os auditores exigiram ainda a apresentação do comprovante de entrega dos EPIs a cada um dos trabalhadores, o laudo de aterramento elétrico citando todo o maquinário presente nas obras, sua adequação às normas nacionais e a devida Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, a anotação de Responsabilidade Técnica também da montagem dos andaimes, o comprovante de treinamento admissional para todos os empregados das obras embargadas e o certificado de capacitação para a NR 35, Norma do Ministério do Trabalho que trata das condições mínimas de segurança para Trabalho em Altura.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
