Campanha de Combate ao Trabalho Infantil será intensificada no verão
Cidades litorâneas e ribeirinhas receberão materiais gráficos e orientações sobre os malefícios do trabalho infantil
A partir de 1º de dezembro, a campanha “No verão, trabalho infantil não!” ganha reforço a fim de conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil, que aumenta com a chegada do verão. A campanha, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), é realizada nas cidades que possuem rios e praias.
Até o final de fevereiro serão distribuídos, aos 21 municípios alagoanos que possuem praias e rios, materiais gráficos com orientações para que os técnicos municipais atuem no combate ao trabalho infantil. Os leques, folders, viseiras e adesivos serão entregues às secretarias municipais, que ficarão responsáveis pela distribuição do material. Turistas deverão ser orientados para não consumir produtos ou serviços oferecidos por crianças e adolescentes nas praias, pontos turísticos, bares, restaurantes e outros locais públicos.
A superintendente de Assistência Social da Seades, Elis Correia, explica que a prática, que se concentra principalmente na agricultura familiar em áreas rurais, nessa época do ano ganha os centros urbanos. Muitas vezes, a exploração do trabalho infantil tem consentimento dos pais das crianças, sob o argumento de aumentar a renda familiar e, ao mesmo tempo, ocupar a mão-de-obra infanto-juvenil no período das férias.
“Esses pequenos trabalhadores acabam expostos à criminalidade, exploração sexual, tráfico de drogas, atividades insalubres e perigosas”, afirma a superintendente. A campanha tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipat/AL).
O secretário de Assistência Social, Fernando Pereira, reforça a importância do Disque 100, número para denúncia de situações de trabalho infantil. A ligação é gratuita e, depois de registrada, é encaminhada ao órgão responsável. “O trabalho infantil nem sempre é facilmente encontrado pelas autoridades. Então, é importante que a população denuncie ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando. Proteger as crianças e adolescentes é um dever de todos”, reforça.
Os municípios que integrarão a campanha são Barra de Santo Antonio, Barra de São Miguel, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Japaratinga, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo do Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro e São Miguel dos Milagres.
Veja também
Últimas notícias
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Mais de 54 mil adolescentes alagoanos podem votar pela primeira vez em outubro
Ex-deputado Edval Gaia ensaia retorno à política em chapa articulada por JHC
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
