Sesau garante óculos a mais de 100 alunos de três escolas públicas
Dos 130 estudantes de três escolas públicas de Maceió submetidos a exames oftalmológicos no Centro Especializado de Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (CER/Uncisal), 112 apresentaram a necessidade de usar lentes de grau, o que representa 86,15% dos alunos avaliados. Para sanar esse problema, o Governo do Estado fará a entrega dos óculos no dia 17 de dezembro.
Durante as consultas, ficou evidente que grande parte dos problemas oftalmológicos das crianças foi ocasionado porque elas passam muito tempo “vidradas” em seus telefones celulares, aumentando os riscos de danos aos olhos. De acordo com Vera Moreira, assessora técnica de Ações Estratégicas da Sesau, os alunos, em razão do esforço visual requerido, manifestaram vários sintomas, entre eles, dores de cabeça, tonturas, cansaço visual e olhos vermelhos.
Esses indícios ocorrem principalmente quando eles estão lendo, escrevendo, pintando ou desenhando com objetos próximos aos olhos. “Problemas preexistentes, não identificados e sem o devido tratamento, podem comprometer a efetividade do processo ensino e aprendizagem, levando-os ao desinteresse e, consequentemente, à evasão da escola. A implementação desse projeto tem permitido reduzir as taxas de evasão decorrente de dificuldades visuais, facilitando o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantindo a melhoria na qualidade de vida destes estudantes”, disse Vera Moreira.
Na ação, que aconteceu entre outubro e novembro deste ano, foi detectado o grau de aptidão dos olhos dos pequenos para perceber os detalhes espaciais, ou seja, se eles conseguiam ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos. O exame especificou se a visão das crianças estava ou não funcionando normalmente. No caso de estudantes que foram diagnosticados com algum problema visual, a Sesau disponibilizará os óculos gratuitamente para quem tiver indicação.
Os estabelecimentos de ensino cujos estudantes foram contemplados são a Escola Estadual Engenheiro Edson Salustiano dos Santos, no Jacintinho; a Escola Estadual Adeilza Oliveira, na Chã da Jaqueira; e a Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Câmara, no Jardim Petrópolis II.
Veja também
Últimas notícias
PM apreende arma falsa e mais de 400 pinos de cocaína descartados por suspeitos em Arapiraca
Padrasto agride enteado após chegar bêbado em casa; criança sofreu ferimento no olho
Motociclista é preso após furar bloqueio, bater em viatura e desacatar PMs em Maceió
Mãe de mulher que matou médico em Arapiraca defende ex-genro: ‘quem morreu foi um inocente’
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
