Tiara da família real britânica é roubada
O acessório foi usado em 2015 por Kate Middlenton
Uma tradicional joia da família real britânica, a Tiara de Portland, foi roubada de uma galeria em Nottinhamshire, na Inglaterra, na última sexta-feira (23). A peça, de 1902, foi criada para Winifred, a Duquesa de Portland, usar durante a coroação do rei Edward VII, em 1902.
De acordo com a BBC, os criminosos usaram instrumentos elétricos para estourar a caixa blindada que abrigava o acessório. Foram necessários apenas 90 segundos para que os assaltantes conseguissem fugir após o disparo do alarme. A polícia chegou 2 minutos mais tarde. Um Audi prata, supostamente usado pelos ladrões, foi encontrado queimado, a 30 minutos do local.
James Lewis, especialista em leilões, disse à BBC que devido à popularidade, dificilmente a Tiara de Portland será vendida.
“O pensamento mais horrendo é imaginar os diamantes retirados e vendidos individualmente”, lamentou.
O diamante de maior destaque da peça é de 1893 e está acompanhado de mais 10 brilhantes. A família real tem costume de trocar as gemas de tempos em tempos, por isso 11 partes da Tiara de Portland são móveis.
Durante 20 anos a peça ficou guardada, entre 1996 e 2015. Depois do hiato, Kate Middleton, esposa do Príncipe William, usou o acessório em um evento oficial da realeza.