STF dá aval a leilão de distribuidora da Eletrobras em Alagoas
Ministro Ricardo Lewandowski revogou liminar que travava venda da empresa
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou uma liminar que impedia a venda da distribuidora da Eletrobras no Alagoas (Ceal). A decisão havia sido dada por ele mesmo, em junho deste ano.
Com isso, a expectativa é que o leilão da distribuidora, considerada uma das mais atrativas entre as empresas colocadas à venda pela Eletrobras, possa enfim ocorrer.
O ministro ainda pediu uma perícia econômico-financeira para esclarecer "questões fáticas cuja compreensão é essencial" para o julgamento definitivo da causa.
Apesar da perícia determinada, um eventual leilão para a venda da distribuidora poderá ser realizado, afirma uma fonte ligada ao ministro do STF.
Para o advogado Gustavo, sócio do escritório Décio Freire & Associados, há prazo para marcar o leilão ainda neste ano, e a perícia não impediria o andamento do certame.
A Eletrobras disse que vai divulgar fato relevante sobre o assunto às 20h, mas que a data do leilão é marcada pelo BNDES.
O BNDES afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não tem informações, e que informará os próximos passos do processo de desestatização assim que houver uma definição.
O ministro do STF havia dado uma liminar no final de junho para suspender o leilão de privatização da Ceal, em uma ação na qual o governo alagoano questiona a União sobre os processos de venda fracassados da distribuidora nos anos 1990 e 2000 –quando o valor da Ceal era consideravelmente mais elevado.
A União apresentou seus argumentos explicando os diversos motivos que levaram ao insucesso da venda da companhia nos últimos anos.
"À primeira vista, convenci-me da verossimilhança das alegações do Estado de Alagoas e da indispensabilidade da concessão da liminar para impedir que a CEAL fosse privatizada e com isso se consumasse o prejuízo do Estado. Todavia, após ter a cesso às contestações dos réus, verifico ter razão a Procuradoria-Geral da República quanto aos riscos de 'aprofundamento dos prejuízos experimentados na operação de desestatização examinada'", diz Lewandowski em sua decisão que revogou a liminar.
A Ceal é uma das duas distribuidoras da Eletrobras que restam ser vendidas. A outra é a Amazonas Energia, cujo leilão está marcado para 10 de dezembro.
A estatal já conseguiu vender suas demais companhias da área de distribuição ao longo deste ano.
A companhia alagoana é considerada uma das mais atrativas entre aquelas colocadas à venda pela estatal.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é presa após agredir sobrinho com pedaço de madeira no município de Piranhas
Secretaria de Fazenda tira dúvidas de contribuintes sobre envio de carnês do IPTU 2026
Rute Nezinho ministra palestras sobre combate à violência contra a mulher em instituições de acolhimento
Sindrádio/AL se reúne com direção da TV Asa Branca para tratar de sindicalização e Acordo Coletivo de Trabalho
Renan Filho desafia cúpula do MDB e descarta Temer como candidato à Presidência
‘Marina precisa aprender a perder’, dispara Heloísa Helena em crítica direta a ex-amiga
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
