Maceió recebe produtos de feira agrária na Praça da Faculdade
A programação teve início nesta quarta (05) e vai até o próximo sábado (08)
A Praça Afrânio Lages, conhecida como Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió, recebe há 20 anos famílias de produtores rurais que comercializam seus produtos nas feiras agrárias. O Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) promove mais uma edição no período de 5 e 8 de dezembro, com o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).
A edição encerra o Ciclo 2018 das feiras organizadas na capital pelos movimentos de luta pela reforma agrária. De acordo com as lideranças do MLST, cerca de 100 famílias de acampamentos e assentamentos de todo o Estado estão presentes e comercializam produtos agrícolas de qualidade, animais, doces caseiros, pratos típicos, mel, cachaça artesanal, pimenta e plantas ornamentais.
O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, participou da solenidade de abertura e destacou o apoio institucional do órgão de terras e a parceria do Governo do Estado nos eventos que destacam a importância da agricultura familiar e da reforma agrária.
“Estou com a sensação de dever cumprido. Tudo o que nós planejamos, apesar de todas as dificuldades, conseguimos fazer com recursos próprios. E estivemos presentes nas ações, não só nas feiras da Praça da Faculdade, mas também nas feiras itinerantes e do crédito fundiário. Sabemos que precisamos melhorar, aumentar ainda mais a quantidade de feiras para escoar a produção, recuperar as estradas vicinais dos acampamentos e assentamentos, mas existe um projeto do Governo para viabilizar ainda mais a agricultura familiar”, exaltou Jaime Silva.
“Esses agricultores são exemplos para muitos trabalhadores e trabalhadoras que pegaram o lote e não sabem o que fazer. Eles estão dando aula e são verdadeiros vitoriosos. Quando eles vêm para a praça, não é só para vender. Eles vêm para fazer amizades, continuar a luta e dizer que essa é uma nova forma de acampar e mostrar que somos trabalhadores”, destacou a coordenadora da feira, Diana Aleixo.
“A feira é o momento de diálogo, do encontro do camponês com a população da capital, é um momento de alegria e de festa. E nós só temos a agradecer pela parceria da atual gestão do Iteral. O esforço é visível e real, acreditaram e abraçaram a proposta das feiras, que é uma prestação de serviço não só em Maceió como em vários municípios”, destacou Josival Oliveira, coordenador estadual do MLST.
Na programação, também tem casa de farinha, restaurante camponês e apresentações artísticas. Na quarta-feira (5) foi promovida a noite do samba com Igbonan Rocha e Mel Nascimento; Nesta quinta (6), a partir das 19h, vão se apresentar os grupos Farofa Fina e D’Dreads; e na sexta (7), além do bingo do carneiro, ocorrerão os shows da banda Alma de Borracha, Wagner Volpone e Guilla Gomes. A feira é aberta ao público e será encerrada no sábado (8), ao meio-dia.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeo mostra momento em que motociclista morre ao cair do veículo na BR-101 em Messias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
