MPF e órgãos de trânsito discutem presença transporte clandestino no aeroporto Zumbi dos Palmares
Infraero, PM e Sedetur devem adotar medidas para coibir transporte irregular de passageiros
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) se reuniu com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) do município de Rio Largo e das Cooperativas de Táxis ASTRIL e COMTAL, para ajustar medidas efetivas para solucionar a questão dos transportes clandestinos de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
A reunião, que ocorreu em 14 de novembro na sede do MPF, foi coordenada pela procuradora da República Roberta Barbosa Bomfim, e teve como objetivo apurar as denúncias de irregularidades no transporte terrestre de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
Apesar de convidados a participar, não compareceram a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) e a Prefeitura Municipal de Rio Largo. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) também foi convidado, mas a correspondência enviada foi devolvida ao MPF.
Entenda
O MPF apura informações de que pessoas físicas e jurídicas estariam oferecendo serviço de transporte de passageiros no aeroporto Zumbi dos Palmares sem a devida concessão da Infraero. A SMTT de Rio Largo confirmou que sua atuação encontra dificuldade por não haver reforço policial no local.
A Infraero esclareceu que a concessão para as cooperativas de táxis, renovada recentemente por mais 24 meses, se dá por meio de licitação. E frisou que a legislação exige a presença da Polícia Militar no aeroporto, havendo ou não batalhão no local.
Encaminhamentos
Os presentes no encontro, concordaram que a Polícia Militar deve apresentar Plano de Monitoramento no aeroporto com o propósito de coibir o transporte clandestino de passageiros.
A Infraero, por sua vez, deve notificar as empresas LOCK CAR MCZ, CK Rent a Car, Lock Fácil Rent a Car, Atlântica Locadora, Visão Rent a Car e Bandeira Rent a Car, que foram identificadas como locadoras de carro e prestadoras de transporte de passageiros no saguão do aeroporto.
E, informar ao Município de Rio Largo que estas empresas foram identificadas como prestadoras de serviço de aluguel e transporte no saguão do aeroporto Zumbi dos Palmares, questionando se há algum cadastro e recolhimento de tributos destes.
À Sedetur serão requisitadas informações sobre a existência de alguma campanha educativa aos turistas quanto a evitar o uso de transporte clandestino, especialmente no aeroporto, ou se há planejamento de alguma ação assim.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
