Ação conscientiza passageiros sobre os perigos do transporte clandestino
A campanha do Sinturb teve início nesta terça (20)
O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) deu início a campanha “Transporte Clandestino é ilegal, é perigoso” nesta terça-feira (20). As ações têm como foco mostrar aos passageiros de ônibus de Maceió os perigos do transporte clandestino. O que pode parecer mais fácil ou rápido, coloca em risco a vida.
Toni Melo, gerente do Sinturb, aponta os principais problemas do transporte clandestino. “Quem escolhe um transporte irregular, não sabe se o motorista possui habilitação, contribui com a exploração do trabalho infantil, já que em diversos casos flagramos crianças nesses veículos. Os motoristas não pagam impostos e também não garantem a chegada ao destino, seja por falta de manutenção dos veículos, imprudência e até ter o veículo parado em uma fiscalização da SMTT”.
As empresas de ônibus oferecem diversos benefícios importantes para os usuários de transporte, como meia passagem aos domingos, Cartão Bem Legal que facilita a passagem na catraca, assistência ao passageiro em casos de acidentes, além de cumprir a lei e oferecer gratuidade para idosos e manutenção dos veículos. Além de gerar mais de seis mil empregos na cidade.
Nos últimos quatro meses, 485 veículos foram flagrados fazendo o transporte irregular de passageiros na capital, sendo 383 veículos diferentes. Deste número, 20% são de carros comuns de placas cinza, já as vans complementares aparecem com 30%. O maior registro de clandestino é feito por veículos táxis credenciados, que de acordo com o Sinturb representa 50%.
Tabuleiro, Salvador Lyra, Benedito Bentes, Serraria, Rotary, Farol, Centro, Santa Amélia, Chã da Jaqueira, Trapiche, Mangabeiras e Ponta verde, são alguns dos bairros onde mais são registrados a ação dos clandestinos.
Em 2017 as empresas de ônibus tiveram uma queda de mais de meio milhão de passageiros, um total de 630 mil a menos. A categoria acredita que a maior parte deste público migrou para o transporte clandestino.
“A nossa campanha é uma forma de cobrar fiscalização dos órgãos competentes e fazer com que esses clandestinos não aumentem e nem se fixem no mercado. E consequentemente, que a gente consiga conscientizar o passageiro sobre os possíveis riscos e também diminua a perda de passageiros em Maceió”, destacou Toni.
Ações da Campanha
A partir desta terça-feira (20), o Sindicato espalhou pelas ruas de Maceió o material da campanha em outdoors, backbus e panfletagem.
Além disto, uma ação nos pontos de ônibus com atores foi realizada. Dentro de uma van supostamente clandestina eles conversaram com os passageiros sobre os perigos do transporte irregular.
O veículo saiu do Tabuleiro às 6h30 com destino o Centro de Maceió, escolhendo os pontos de maior incidência de clandestinos para realizar o ato.
Agenda de Ações:
21/02 - A partir das 17:30 - subindo Mangabeiras (onde tiver mais movimentação nos pontos), Centro, Centenário, Farol, Hiper Gruta e proximidades.
26/02 - A partir das 6:30 Rotary, Feitosa, Jacintinho, Shopping Maceió, Praias, Mangabeiras
27/02 - A partir das 17:30 Praias, Shopping Maceió, Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, Serraria até o Pátio Shopping.
Veja também
Últimas notícias
Carreta avança sinal vermelho e provoca acidente na Avenida Fernandes Lima
Vídeo dos bastidores da Mega-Sena da Virada gera dúvidas nas redes sociais
BRT, ônibus modernos e tecnologia: Maceió entra na era da mobilidade inteligente
Jovem fica ferido após ser atingido por brinquedo de parque de diversões em Garanhuns
Polícia Civil investiga triplo homicídio ocorrido na orla do município do Pilar
Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
