Prefeito Rui Palmeira recebe comissão de moradores do Pinheiro
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (17), na sede da prefeitura
O prefeito Rui Palmeira e representantes da Defesa Civil de Maceió e do Serviço Geológico do Brasil receberam, na tarde dessa segunda-feira (17), uma comissão de moradores do bairro Pinheiro. Realizada na sede da Prefeitura de Maceió. A reunião colocou em pauta o andamento do estudo iniciado em fevereiro deste ano por técnicos do Governo Federal, com o apoio da Prefeitura, para esclarecer as causas das rachaduras registradas em imóveis e vias públicas da região. Durante o encontro, o chefe do Executivo Municipal reiterou o engajamento dos órgãos municipais e federais diante de um fenômeno desconhecido no Brasil.
“O encontro foi bastante propositivo, um momento para esclarecer e reforçar o empenho da Prefeitura para colaborar com as respostas aguardadas. Entendemos que há urgência em relação às soluções e é isso que buscamos, estamos agindo além da competência do Município. Acionamos o Governo Federal quando houve o primeiro registro, ainda em fevereiro, e desde então o trabalho não parou. Trata-se de um fenômeno jamais visto e por isso é necessário um estudo amplo, com o envolvimento de órgãos federais, já que prefeitura nenhuma teria aparato técnico e operacional para os devidos esclarecimentos. Especialistas que são referência nacional estão engajados para que, em breve, possamos identificar as causas”, disse Rui Palmeira após a reunião.
Titular da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos reiterou o trabalho da Prefeitura e detalhou o que vem sendo feito pela equipe envolvida no estudo conduzido pelo Serviço Geológico do Brasil e pela Agência Nacional de Mineração, que são vinculados ao Ministério de Minas e Energia, contando ainda com o envolvimento da Defesa Civil Nacional. O gestor destacou que somente após a conclusão dos estudos a Prefeitura poderá viabilizar junto ao Governo Federal as medidas adequadas para assistir a população afetada.
“O trabalho continua e semanalmente temos técnicos federais no Pinheiro, bem como seguimos com todo o monitoramento. Agora, aguardamos a homologação do decreto de emergência por parte do Governo Federal, cujo reconhecimento deve colaborar com a celeridade em relação à liberação de recursos e ao suporte técnico e operacional que são essenciais à conclusão do estudo”, esclareceu o secretário municipal.
A reunião contou com a participação da geóloga Sandra Fernandes da Silva, que é responsável pela Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil. A técnica acompanha os estudos desde fevereiro e, na reunião, reforçou que “as rachaduras no bairro Pinheiro são parte de um fenômeno jamais visto no Brasil e, sendo assim, é fundamental um estudo minucioso e criterioso para um diagnóstico preciso”.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
