Prefeito Rui Palmeira recebe comissão de moradores do Pinheiro
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (17), na sede da prefeitura
O prefeito Rui Palmeira e representantes da Defesa Civil de Maceió e do Serviço Geológico do Brasil receberam, na tarde dessa segunda-feira (17), uma comissão de moradores do bairro Pinheiro. Realizada na sede da Prefeitura de Maceió. A reunião colocou em pauta o andamento do estudo iniciado em fevereiro deste ano por técnicos do Governo Federal, com o apoio da Prefeitura, para esclarecer as causas das rachaduras registradas em imóveis e vias públicas da região. Durante o encontro, o chefe do Executivo Municipal reiterou o engajamento dos órgãos municipais e federais diante de um fenômeno desconhecido no Brasil.
“O encontro foi bastante propositivo, um momento para esclarecer e reforçar o empenho da Prefeitura para colaborar com as respostas aguardadas. Entendemos que há urgência em relação às soluções e é isso que buscamos, estamos agindo além da competência do Município. Acionamos o Governo Federal quando houve o primeiro registro, ainda em fevereiro, e desde então o trabalho não parou. Trata-se de um fenômeno jamais visto e por isso é necessário um estudo amplo, com o envolvimento de órgãos federais, já que prefeitura nenhuma teria aparato técnico e operacional para os devidos esclarecimentos. Especialistas que são referência nacional estão engajados para que, em breve, possamos identificar as causas”, disse Rui Palmeira após a reunião.
Titular da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos reiterou o trabalho da Prefeitura e detalhou o que vem sendo feito pela equipe envolvida no estudo conduzido pelo Serviço Geológico do Brasil e pela Agência Nacional de Mineração, que são vinculados ao Ministério de Minas e Energia, contando ainda com o envolvimento da Defesa Civil Nacional. O gestor destacou que somente após a conclusão dos estudos a Prefeitura poderá viabilizar junto ao Governo Federal as medidas adequadas para assistir a população afetada.
“O trabalho continua e semanalmente temos técnicos federais no Pinheiro, bem como seguimos com todo o monitoramento. Agora, aguardamos a homologação do decreto de emergência por parte do Governo Federal, cujo reconhecimento deve colaborar com a celeridade em relação à liberação de recursos e ao suporte técnico e operacional que são essenciais à conclusão do estudo”, esclareceu o secretário municipal.
A reunião contou com a participação da geóloga Sandra Fernandes da Silva, que é responsável pela Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil. A técnica acompanha os estudos desde fevereiro e, na reunião, reforçou que “as rachaduras no bairro Pinheiro são parte de um fenômeno jamais visto no Brasil e, sendo assim, é fundamental um estudo minucioso e criterioso para um diagnóstico preciso”.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
