OAB Alagoas acompanha advogada vítima de ameaça durante depoimento no Conseg
Júlia Nunes Santos está sendo ser vítima de ameaça e perseguição por parte do ex-marido de uma cliente
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) já está atuando para conseguir medidas que protejam a integridade física da advogada Júlia Nunes Santos que, nesta terça-feira (08), denunciou na Delegacia da Mulher, ser vítima de ameaça e perseguição por parte do ex-marido de uma cliente. A Ordem acompanhou a advogada em depoimento ao Conselho Estadual de Segurança (Conseg).
Ao tomar conhecimento do caso, o presidente da Seccional Alagoana, Nivaldo Barbosa Júnior, entrou em contato com a advogada e garantiu todo o apoio da instituição, solicitando o acompanhamento imediato da Diretoria de Prerrogativas no caso e acionando em seguida o Conseg.
“Não vamos admitir qualquer ameaça à advocacia. Uma ameaça à advocacia é uma ameaça à lei e ao Estado Democrático de Direito. O caso é ainda mais repugnante porque também é marcado pela violência contra a mulher e põe em xeque a credibilidade das instituições. Não mediremos esforços para garantir a integridade física da advogada. A OAB Alagoas tem o papel de defender o cumprimento da lei e acima de tudo, defender a sociedade. Não podemos presenciar o desrespeito a uma mulher, nem tampouco a advocacia”, colocou o presidente.
O depoimento no Conseg da advogada Júlia Nunes foi acompanhando, nesta quarta-feira (09), pelo Secretário-Geral da Ordem, Leonardo de Moraes, pelo Diretor de Prerrogativas, Silvio Arruda, pela Secretária-Geral de Prerrogativas, Juliana Modesto, além do representante do Conseg, Marcus Lacet.
Ela relatou as ameaças recebidas através de mensagens, assim como temer pela sua segurança e de sua família. “Tudo isso representa ofensa à nossa classe e desrespeito a mulher. Ele não respeita e justiça nem a polícia. Infelizmente a demora no trâmite processual traz a sensação de impunidade e impulsiona a prática de mais crimes pelo mesmo”, disse a advogada durante depoimento, assim como no requerimento protocolado na OAB Alagoas, onde solicitou o acompanhamento da instituição e que fossem determinadas as medidas de proteção e providência que entender necessárias para a garantia de vida da advogada.
O membro do Conseg, Marcus Lacet, explicou quais os encaminhamentos que o conselho fará a partir do depoimento da vítima. “Será oficiado aos delegados onde tramitam os inquéritos policiais contra o acusado para saber a situação e o que precisa ser feito para a conclusão. Vamos deferir uma medida cautelar de segurança para a advogada, assim como iremos intimá-lo para prestar depoimento aqui no Conseg”, colocou Lacet.
A OAB Alagoas, através do Secretário-Geral, Leonardo de Moraes, afirma que tudo que for necessário para proteger a advogada será feito. “Não permitiremos ameaças ou intimidações a qualquer profissional do Direito em nosso estado. Como advogada, ela foi ofendida, assim como mulher. São esses casos que nos mostram como é importante cobrar que a lei seja cumprida, para não termos nosso estado num ranking negativo, como o mais violento contra as mulheres. Nossa instituição seguirá combativa”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
