Brasil

Ministério quer enviar para AL e outros estados remédio perto de vencer para paciente com hepatite C

Sesau ainda não foi comunicada sobre decisão do Governo Federal

Por Marcos Filipe Sousa com Agências de Notícias 11/01/2019 15h03
Ministério quer enviar para AL e outros estados remédio perto de vencer para paciente com hepatite C
Ministério quer enviar remédio perto de vencer para paciente com hepatite C - Foto: Ilustração

Dia 28 de fevereiro. Esta é a data final de validade para medicamentos que estão nos almoxarifados do Ministério da Saúde (MS) para o tratamento de Hepatite C,  o sofosbuvir. De acordo com a imprensa naciona, nesta semana, a pasta enviou aos Estados alerta de que vai mandar uma quantidade do remédio para que o início do tratamento seja feito até dia 25. Se a data-limite não for cumprida, perderá a validade.

Coordenações estaduais que aguardam a chegada dessas drogas desde o ano passado protestaram contra os prazos. Entramos em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para saber se o órgão recebeu o comunicado e fomos informados de que a informação ainda não chegou. Mas de qualquer forma, os medicamentos somente são entregues dentro do prazo de validade para serem consumidos pelos pacientes.

Ao todo, são 2,2 mil tratamentos que têm de ser usados até 28 de fevereiro. Caso contrário, o prejuízo será de R$ 18 milhões - a pasta pagou US$ 49,46 por comprimido em 2017, época da compra.