?Estado de Alagoas deve realizar exames em paciente com hepatite B
Além de ressonância magnética, ente público terá que providenciar biópsia hepática; decisão foi publicada nesta sexta-feira (28)
O Estado de Alagoas deve realizar, no prazo de dez dias, exame de ressonância magnética em uma paciente com hepatite B. O ente público também terá que providenciar biópsia hepática guiada por ultrassonografia, sob pena de pagar multa diária de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento.
A decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (28), é da juíza Emanuela Bianca de Oliveira Porangaba, da Comarca de Murici. "Percebo que a parte assistida necessita do auxílio pleiteado para oferecer um mínimo de qualidade de vida, vez que sua enfermidade está lhe causando dificuldades", afirmou a magistrada.
De acordo com os autos, a paciente se encontra com o fígado muito inchado, necessitando, urgentemente, passar pela ressonância e pela biópsia. Alegando dispor de poucos recursos financeiros, ela ingressou com ação na Justiça.
Segundo a juíza, o próprio profissional médico que acompanha a autora da ação atestou a imperiosa necessidade de realização dos exames. A magistrada destacou ainda que é dever do Estado promover a saúde de todos os cidadãos. "Negar o pedido formulado, mormente diante de provas razoáveis do direito, poderia acarretar grande dano à parte assistida, eis que se trata de direito fundamental da mesma".
Veja também
Últimas notícias
Moraes dá 10 dias para PF ouvir Flávio em caso de calúnia contra Lula
Foragido por estupro de vulnerável há mais de seis anos é preso em Alagoas
Tio-avô acusado de matar sobrinho não tinha ficha criminal e vivia na rua
"Vou enterrar meu filho e me enterrar também", lamenta pai de Peterson Ykaro
MPF busca consenso para garantir áreas tradicionais de pesca em Porto de Pedras
Ziane Costa inaugura reforma e ampliação da EMEB Dr. José Correia Filho
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
