Viral

YouTube proíbe vídeos com pegadinhas perigosas e dolorosas

Medida é resposta a série de 'desafios' que viralizaram na internet e deixaram mortos e feridos; americano bateu o carro ao dirigir vendado, inspirado em vídeos propondo imitar filme 'Bird Box', do Netflix.

Por BBC Brasil 16/01/2019 17h05
YouTube proíbe vídeos com pegadinhas perigosas e dolorosas
O filme 'Bird Box' gerou uma onda de desafios perigosos. Uma pessoa bateu o carro ao tentar dirigir de olhos vendados - Foto: Getty Images

Vídeos do YouTube que retratam desafios ou pegadinhas perigosas ou emocionalmente desgastantes foram banidos da plataforma.

A medida é uma resposta a uma série de "desafios" que viralizaram na internet. Alguns chegaram a deixar mortos e feridos.

O site de compartilhamento de vídeos, que pertence ao Google, informou que esse tipo de material "não tem espaço no YouTube".

No entanto, a empresa parece não estar conseguindo aplicar com eficiência o banimento de vídeos que ferem as normas da plataforma.

Uma reportagem da Buzfeed detalhou como imagens de sexo com animais ou que fazem alusão a essa prática continuam a aparecer no site, embora em abril a plataforma tivesse decidido remover esse tipo de material.

Alguns vídeos atraíram milhões de visualizações. O YouTube disse que "trabalha para reforçar fortemente as políticas de monetização para eliminar incentivos a esses abusos".

Cruzando a linha

E dar eficácia às novas regras sobre vídeos de desafios e "pegadinhas" pode ser ainda mais difícil, porque muitas vezes há ambiguidade sobre o que pode ou não ser considerado perigoso ou danoso psicologicamente.

"O YouTube é a plataforma de várias brincadeiras e desafios virais que são benquistos", diz o YouTube, numa mensagem adicionada à lista de respostas a perguntas frequentes do site.

"Dito isso, sempre tivemos políticas para garantir que o que é engraçado não cruze a linha para se tornar, também, perigoso e prejudicial."

Segundo o YouTube, as diretrizes da empresa proíbem conteúdo que "encoraje atividades perigosas que podem resultar em danos". Agora, a plataforma decidiu acrescentar, de forma clara, que não aceitará "desafios ou pegadinhas que apresentem perigo visível de dano sério".

Isso inclui a pegadinha de fazer com que alguém acredite que corre grande perigo, mesmo que esse risco não exista.