YouTube proíbe vídeos com pegadinhas perigosas e dolorosas
Medida é resposta a série de 'desafios' que viralizaram na internet e deixaram mortos e feridos; americano bateu o carro ao dirigir vendado, inspirado em vídeos propondo imitar filme 'Bird Box', do Netflix.
Vídeos do YouTube que retratam desafios ou pegadinhas perigosas ou emocionalmente desgastantes foram banidos da plataforma.
A medida é uma resposta a uma série de "desafios" que viralizaram na internet. Alguns chegaram a deixar mortos e feridos.
O site de compartilhamento de vídeos, que pertence ao Google, informou que esse tipo de material "não tem espaço no YouTube".
No entanto, a empresa parece não estar conseguindo aplicar com eficiência o banimento de vídeos que ferem as normas da plataforma.
Uma reportagem da Buzfeed detalhou como imagens de sexo com animais ou que fazem alusão a essa prática continuam a aparecer no site, embora em abril a plataforma tivesse decidido remover esse tipo de material.
Alguns vídeos atraíram milhões de visualizações. O YouTube disse que "trabalha para reforçar fortemente as políticas de monetização para eliminar incentivos a esses abusos".
Cruzando a linha
E dar eficácia às novas regras sobre vídeos de desafios e "pegadinhas" pode ser ainda mais difícil, porque muitas vezes há ambiguidade sobre o que pode ou não ser considerado perigoso ou danoso psicologicamente.
"O YouTube é a plataforma de várias brincadeiras e desafios virais que são benquistos", diz o YouTube, numa mensagem adicionada à lista de respostas a perguntas frequentes do site.
"Dito isso, sempre tivemos políticas para garantir que o que é engraçado não cruze a linha para se tornar, também, perigoso e prejudicial."
Segundo o YouTube, as diretrizes da empresa proíbem conteúdo que "encoraje atividades perigosas que podem resultar em danos". Agora, a plataforma decidiu acrescentar, de forma clara, que não aceitará "desafios ou pegadinhas que apresentem perigo visível de dano sério".
Isso inclui a pegadinha de fazer com que alguém acredite que corre grande perigo, mesmo que esse risco não exista.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
