Cerest promove ações sobre saúde mental do trabalhador em Maceió
Objetivo da mobilização é evitar que o ambiente seja desencadeador ou agravador de adoecimento menta
Segundo Patrícia Vieira, psicóloga e integrante do Núcleo de Saúde Mental Relacionado ao Trabalho do Cerest, ressaltou que a saúde mental é muito relevante e que o ambiente de trabalho, muitas vezes, é causador de patologias. “Buscamos contribuir para a reflexão, despertar, possível prevenção ou tratamento quando já instalado o adoecimento. O objetivo é minimizar os afastamentos do trabalho por patologias como depressão e ansiedade, que são responsáveis hoje pelo grande número de afastamentos ou incapacidade laboral”, explicou.
Durante as ações, os profissionais do Cerest atuarão com instituições parceiras, desenvolvendo atividades para trabalhadores e usuários como palestras, rodas de conversa e fomentação do espaço de convivência.
Janeiro Branco
Já na 6ª edição, a Campanha Janeiro Branco busca difundir o conceito ampliado de saúde mental/emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade.
O mês de janeiro foi escolhido para a mobilização pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre a vida em diversos aspectos, o que em alguns casos desperta sentimentos de negatividade e tristeza. Desse modo, a campanha busca incentivar os indivíduos a enxergarem novas possibilidades na vida.
Confira agora a programação completa das ações:
25.01 (9h)
Local: Ambulatório PISAM no Hospital Escola Prof. Portugal Ramalho
Ação: Diálogo com profissionais e usuários sobre Saúde Mental, promoção de cuidados e prevenção de riscos e relação com o trabalho. Em seguida, haverá uma vivência em Terapia Comunitária com a condução de uma técnica da Sala de Cuidados Prof. Antônio Piranema – Ufal;
28.01 (8h)
Local: Samu (Farol).
Ação: Roda de conversa com os profissionais da instituição sobre Saúde Mental, promoção de cuidados e prevenção de riscos e relação com o trabalho. Em seguida, serão realizados aconselhamentos individuais;
29.01 e 31.01
Local: Sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (Jaraguá)
Ação: Inserção no ambiente comum de convivência dos trabalhadores do DVS em um espaço dedicado a promoção da Saúde Mental no trabalho, bem como de pequenos momentos nas salas para diálogos sobre as temáticas.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
