Prefeito apresenta ao MP ações executadas no bairro Pinheiro
O gestor destacou que a Prefeitura acompanha de perto a situação do Pinheiro

O prefeito Rui Palmeira esteve reunido, na noite dessa quinta-feira (24), com o chefe do Ministério Público Estadual (MPE), o procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, para apresentar detalhes sobre ações que o Município tem desenvolvido em assistência aos moradores do bairro do Pinheiro. Os secretários de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, de Governo, Tácio Melo, e a procuradora Raquel Teixeira, do Ministério Público Federal, também participaram da reunião, que aconteceu na sede da instituição, no bairro do Poço.
O gestor destacou que a Prefeitura acompanha de perto a situação do Pinheiro, tanto nos estudos com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) quanto em assistência às famílias através das secretarias. “No momento em que o relatório sobre o bairro chegou em minhas mãos, resolvemos decretar o estado de emergência, que foi referendado pelo Governo Federal. Quando há um decreto como este, convalidado pela União, há indícios de uma coisa séria e por isso o trabalho foi devidamente intensificado por todos os estudiosos do Serviço Geológico do Brasil. Vários estudos estão sendo feitos para que possamos ter a resposta para este fenômeno”, afirmou o prefeito.
Rui Palmeira ressaltou ainda a importância da presença do Ministério Público no acompanhamento das ações. “O MP Estadual chega em uma boa hora para agregar esse processo. Uma instituição que pode chancelar o trabalho, dando toda a transparência necessária. É claro que, devido à complexidade e raridade do fenômeno, prefeitura nenhuma teria como resolver o problema. Mas tenho certeza de que, juntos, o Município, o Estado e União podem somar forças para fazer o que for necessário em relação ao caso, sobretudo em assistência às famílias do bairro Pinheiro, que clamam por respostas”, ressaltou o gestor.
O chefe do Ministério Público Estadual falou do objetivo da reunião. “As instituições de fiscalização estão unidas neste momento grave, pelo qual passa a região do Pinheiro, buscando minimizar as consequências e ter conhecimento das causas. A vinda do prefeito aqui foi para demonstrar o que está sendo feito pela Prefeitura para atender a população. Nós também repassamos as nossas preocupações. Não existe um ator principal, existem todos irmanados buscando minimizar tudo isso que está acontecendo, principalmente na preservação da vida dos moradores”, pontuou o procurador-geral Alfredo Gaspar.
O Ministério Público criou uma força-tarefa para acompanhar o andamento da situação do bairro do Pinheiro. O colegiado é formado pelos promotores de Justiça José Antônio Malta Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional do MPE/AL, Adriano Jorge Correia, do Núcleo de Perícias, Jorge Dórea, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Max Martins, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e Jomar Amorim, da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos. O Ministério Público Federal foi convidado a integrar a equipe.
Já o procurador de Justiça, Antiógenes Marques de Lira, continuará sendo o representante da chefia do Ministério Público no andamento dos trabalhos.
Informações
Todo o trabalho de estudos e assistência aos moradores é divulgado no site da Defesa Civil de Maceió no link www.maceio.al.gov.br/defesacivil e também nas redes sociais da Prefeitura de Maceió, com a publicação de relatórios oficiais do Serviço Geológico do Brasil, responsável pelos estudos. O atendimento à população vem sendo feito diariamente por equipes que estão no bairro e também pode ser solicitado pelo número 0800 030 6205.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
