Após alerta, Defesa Civil monitora volume de chuvas no Pinheiro
Cambona, Bebedouro e Farol estão alagados, mas não há registro de ocorrências de maior gravidade
Após a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Recursos Hídricos (Semarh) alertar para o risco de transtornos na região vulnerável do bairro do Pinheiro por causa das chuvas fortes, nesta segunda-feira (28), as equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual estão mobilizadas e em monitoramento constante.
A Defesa Civil Estadual informou que se reunirá às 9h com representantes de moradores do bairro do Pinheiro.
Até às 8h, não houve o registro de ocorrências de maior gravidade em Maceió, segundo a Defesa Civil. Há pontos de alagamento na capital, a exemplo dos bairros Pinheiro, Cambona, Bebedouro e Farol.
De acordo com os registros dos pluviômetros instalados em pontos estratégicos da capital, a chuva já ultrapassou os 100 milímetros no bairro Cambona e segue em maior intensidade em regiões como Chã da Jaqueira (83.8 mm), Trapiche da Barra (79.19 mm), Cruz das Almas (78.16 mm) e Farol (71.77 mm).
Para qualquer ocorrência, a orientação é que a população acione a Defesa Civil de Maceió por meio do número 0800 030 6205 ou o Corpo de Bombeiros no 193. As equipes municipais e estatuais da Defesa Civil estão integradas, com alinhamento estratégico para agir em casos de urgência e garantir a segurança da população.
A Sala de Alerta da Semarh emitu o boletim com a previsão de chuva para regiões de Alagoas. Segundo as informações do órgão, as precipitações devem ser de nível moderado a forte, podendo ultrapassar os 50 mm até o final do dia.
Confira o boletim na íntegra:
A formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas, provocará pancadas de chuva de intensidade moderada à forte nas regiões do Litoral (atenção especial à região metropolitana), Baixo São Francisco e Zona da Mata durante esta segunda-feira (28/01/2019). O volume de chuva registrado até o momento e a continuidade da mesma pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos na região vulnerável do bairro do Pinheiro.
Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos e movimentações de massa em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.
Ressalta-se, que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.
A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
